Quem tem artrose no ombro pode trabalhar?

Perguntado por: aconceicao2 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

No caso dos problemas de articulação, é preciso avaliar a gravidade da doença e como ela afeta a capacidade de trabalho do indivíduo. Se os problemas de articulação são tão graves que impedem a pessoa de trabalhar, ela pode ter direito a receber o benefício de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

Fatores de risco se somam para criar um cenário propício ao desgaste da cartilagem e a degeneração da articulação: Idade (a partir dos 60 anos, principalmente); Fatores genéticos, predisposição pessoal e familiar; Fatores mecânicos, principalmente instabilidade articular, no caso do ombro.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

PROFISSÃO. Pacientes que desenvolvem artrose no joelho antes dos 50 anos de idade podem ter a sua carreira profissional comprometida. O paciente pode precisar se ausentar várias vezes do trabalho para tratar a doença e, em alguns casos, até ser afastado pelo INSS, inviabilizando sua atividade profissional.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente. O atrito das articulações causa inflamação, processo chamado de artrite e motivo pelo qual a doença também pode ser chamada de osteoartrite.

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.

Quais os graus de artrose e opções de tratamento?

  1. Grau 1: Possível formação osteofitária.
  2. Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular.
  3. Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.
  4. Grau 4: Deformidade óssea da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo com ausência da cartilagem.

Na artrose no ombro, o tratamento passa pelo tratamento conservador com recurso a medicação analgésica e anti-inflamatória e, associadamente, Fisioterapia à articulação afetada. Se este tratamento para artrose no ombro não for suficiente para o controle da doença, então poder ser necessário fazer cirurgia.

A partir de 13/11/2019, a média aritmética simples de 100% (cem por cento) dos seus salários de contribuição passou a ser considerada no cálculo do auxílio-doença, e não mais os 80% (oitenta) como era feito antes da Reforma da Previdência.

O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Ao longo da vida, naturalmente, as cartilagens que revestem as extremidades ósseas desta região se desgastam, causando dores intensas e incapacitantes, além da perda progressiva dos movimentos. Fatores genéticos, atividade física que exige impacto repetitivo, traumas e obesidade são os gatilhos que levam à artrose.

Como principais sintomas da artrose no ombro podemos citar a dor e diminuição da amplitude do movimento. Isso porque, as estruturas da articulação não deslizam mais da maneira que deveriam.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

O tratamento não medicamentoso é muito importante na artrose. Repouso – O repouso é recomendado por curtos períodos apenas, geralmente nos períodos de exacerbação da dor, pois deixar a articulação parada por muito tempo pode causar enfraquecimento dos músculos ao redor e rigidez da articulação.

Quando a doença está no início, o repouso alivia os sintomas. Em geral, o primeiro sinal que o paciente percebe é a dor, a qual vai se intensificando ao longo do tempo e ao fazer atividade física. Em seguida, vem o inchaço, como consequência do processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho.