Quem tem artrose no ombro pode se aposentar por invalidez?

Perguntado por: agois . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Aposentadoria por artrite ou artrose é possível? Assim como outras doenças incapacitantes, é possível sim conseguir o benefício e se aposentar por artrite ou artrose.

O BPC é um benefício concedido pelo INSS a pessoas com incapacidade permanente para o trabalho e baixa renda, e pode ser requerido por meio de perícia médica e assistente social. Além disso, é possível recorrer caso o benefício seja negado. Não sofra mais com a artrose e alivie sua vida diária.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente. O atrito das articulações causa inflamação, processo chamado de artrite e motivo pelo qual a doença também pode ser chamada de osteoartrite.

Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Fatores de risco se somam para criar um cenário propício ao desgaste da cartilagem e a degeneração da articulação: Idade (a partir dos 60 anos, principalmente); Fatores genéticos, predisposição pessoal e familiar; Fatores mecânicos, principalmente instabilidade articular, no caso do ombro.

Assim como outras doenças incapacitantes, é possível, sim, conseguir o benefício e se aposentar por problemas articulares. Mas, antes de tudo, é preciso entender que são necessários alguns requisitos e perícias periódicas para determinar se o segurado, de fato, tem o direito.

Quais os graus de artrose e opções de tratamento?

  1. Grau 1: Possível formação osteofitária.
  2. Grau 2: Presença de rugosidade e fissura na cartilagem, com diminuição do espaço articular.
  3. Grau 3: Presença de erosões na cartilagem.
  4. Grau 4: Deformidade óssea da cabeça do fêmur e/ou do acetábulo com ausência da cartilagem.

Na artrose no ombro, o tratamento passa pelo tratamento conservador com recurso a medicação analgésica e anti-inflamatória e, associadamente, Fisioterapia à articulação afetada. Se este tratamento para artrose no ombro não for suficiente para o controle da doença, então poder ser necessário fazer cirurgia.

PROFISSÃO. Pacientes que desenvolvem artrose no joelho antes dos 50 anos de idade podem ter a sua carreira profissional comprometida. O paciente pode precisar se ausentar várias vezes do trabalho para tratar a doença e, em alguns casos, até ser afastado pelo INSS, inviabilizando sua atividade profissional.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Quais são os sintomas de artrose? Como a artrose causa a degeneração da articulação nas extremidades dos ossos, o seu principal sintoma é a dor articular, causada pelo atrito entre os ossos. Também é possível perceber uma limitação de movimentos, em especial ao permanecer na mesma posição por algum tempo.

Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.

Exames de imagem podem auxiliar na detecção da artrose, sendo eles: Raio X: Mesmo que a cartilagem não seja visível no raio-x, a perda é revelada pela redução do espaço articular entre os ossos de seu conjunto. Também é capaz de mostrar a presença de osteófitos ao redor da articulação.

Como principais sintomas da artrose no ombro podemos citar a dor e diminuição da amplitude do movimento. Isso porque, as estruturas da articulação não deslizam mais da maneira que deveriam.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

Sintomas da artrose do ombro
Dentre os sintomas mais comuns estão a dor, estalidos ou crepitações, e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação levando à rigidez com incapacidade das funções do paciente. O diagnóstico é feito com base na história clínica, exame físico e exames de imagem.

Ao longo da vida, naturalmente, as cartilagens que revestem as extremidades ósseas desta região se desgastam, causando dores intensas e incapacitantes, além da perda progressiva dos movimentos. Fatores genéticos, atividade física que exige impacto repetitivo, traumas e obesidade são os gatilhos que levam à artrose.

São diversos fatores ligados a doença, incluindo hereditariedade, peso em excesso, fraqueza muscular e micro-traumas de repetição, extremamente frequentes nos esportes.

Essa inflamação é provocada por alterações no sistema de defesa do organismo, o chamado sistema imune. Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.