Quem tem artrite e artrose pode fazer pilates?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O pilates é uma atividade que trabalha o movimento articular sem sobrecarga, o que é bastante apropriado para pessoas com artrose. O ideal é que o tratamento se inicie logo após o diagnóstico da doença, para alcançar resultados significativos e alívio dos sintomas.

O pilates não tem nenhuma contraindicação, então, a modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa que deseje ter mais qualidade de vida, especialmente nos casos de quem sofre com a artrite, e aumentar o condicionamento físico.

Pacientes com artrose de quadril e joelhos têm conseguido excelentes resultados com a prática de pilates terapêutico. “Ao criar consciência corporal, a atividade fortalece e alonga. Isso melhora todo o sistema motor e biomecânico do paciente, restabelecendo movimentos alterados pela artrose.

Lista de alimentos proibidos para quem tem artrose

  • 1 – Refinados. O topo da lista seria o chamado os alimentos refinados. ...
  • 2 – Carne Vermelha. ...
  • 3 – Alimentos ricos em glúten. ...
  • 4 – Ultra-processados. ...
  • 5 – Alcóol. ...
  • 6 – Alimentos ricos em Ômega 6. ...
  • 7 – Sal em excesso.
  • 8 – Frituras.

Benefícios do exercício físico para quem tem artrose
Em geral, as melhores opções de exercícios são aqueles que não sobrecarregam a articulação, como musculação, crossfit e pilates.

Dicas para para controlar a artrose

  1. 1 – Alimentação. As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. ...
  2. 2 – Remédios Naturais. ...
  3. 3 – Exercícios físicos. ...
  4. 4 – Massagens. ...
  5. 5 – Pomadas.

Não deixe de se exercitar
E, por isso, simplesmente não praticam atividades físicas. Esse pode ser um dos maiores equívocos quando o assunto é o que não fazer se tiver artrose. Tenha em mente que a inatividade na verdade piora a dor com o tempo.

Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença. Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

Caminhar longas distâncias pode exacerbar as dores em alguns pacientes com artrite grave, disse ele — no entanto, para aqueles com quadros mais leves, “é um dos melhores exercícios que você pode fazer”.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

Então, o café pode ser tomado sim tranquilamente, porém, em nenhum caso deve consumido de forma exagerada!

A caminhada é um exercício para artrose que não requer custo algum para a sua prática, podendo ser realizada em qualquer lugar, seja ao ar livre ou em uma esteira, qualquer lugar é adequado para uma boa caminhada. O importante é estabelecer uma distância apropriada às condições do indivíduo.

Por meio do método Pilates, podemos evitar que a artrose cause maiores danos, ajudando a amenizar as dores, pois fortalece a musculatura da região do abdômen, coxas e glúteos, desenvolve a flexibilidade e o controle motor, melhorando a função articular.

Pilates e caminhadas são exercícios indicados para casos de osteoartrite. “Cada paciente precisa ser avaliado individualmente antes de iniciar uma atividade.

Bananas são ricas em potássio e em uma montanha de outras vitaminas e minerais, tais como ácido fólico, vitamina B6 e C. Tudo isso ajuda a diminuir os efeitos da artrite e mantê-la sob controle .

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.

Pilates cairia no último. Mas enquanto você verá os benefícios de fazer Pilates uma ou duas vezes por semana, os especialistas em exercícios concordam que o ideal é três vezes por semana. Esse é o “ponto ideal”, segundo Samper.

Apesar do Pilates aumentar a massa muscular, ele atua de uma forma muito mais lenta do que o treino de musculação. Se o seu intuito é ganhar massa muscular de forma rápida e parecer mais forte, a escolha da musculação pode ser muito mais interessante.