Quem tem arritmia cardiaca pode tomar cafe?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Isso se dá porque grandes quantidades de cafeína podem acelerar o coração, o que não é recomendado para pacientes com maior risco de parada cardíaca, como pode ocorrer com arritmias cardíacas.

Assim, existem doenças que, em alguns casos, podem ser evitadas, como é a arritmia cardíaca.
...
É essencial evitar:

  • Sódio;
  • Gordura;
  • Fritura;
  • Embutidos.

A cafeína aumenta a secreção do principal hormônio do estresse do corpo, o cortisol. Uma súbita descarga desse hormônio faz sua pressão arterial subir e o coração bater mais rápido.

As arritmias cardíacas podem ser: taquicardia, quando o coração bate rápido demais; bradicardia, quando as batidas são muito lentas e em descompasso, com pulsação irregular, sendo sua pior consequência a morte súbita cardíaca (MSC).

Em determinados casos, podem apresentar confusão mental, fraqueza, pressão baixa e dor no peito. Porém, muitas vezes, as arritmias cardíacas não provocam sintomas, sendo uma doença silenciosa e, por isso, perigosa. Em casos mais graves pode ocorrer parada cardíaca, levando à morte súbita.

O aipo e o alho também são alimentos que se consideram como antiarrítmicos naturais, o motivo é que estes alimentos têm elementos bloqueadores de cálcio pelo que funcionam na perfeição para eliminar a arritmia.

Se a arritmia for de baixo risco, a prática das atividades podem ser realizadas sem restrições. Pessoas com arritmia de riscos um pouco maior necessitam de recomendação médica para realizar as atividades mais leves, como caminhada com duração de 20 a 40 minutos que pode ser feita três ou quatro vezes por semana.

Os medicamentos para arritmia
Eles apenas controlam a doença e precisam ser tomados a vida toda. Uma vez sem os medicamentos, a arritmia voltar a aparecer. O outro ponto que deve ser lembrado por médicos e pacientes envolve os efeitos colaterais associados à dose e ao período de exposição às drogas.

Podemos destacar, entre elas, duas relacionadas ao estilo de vida, que são o estresse e a ansiedade. Outras causas de arritmia são as alterações do funcionamento da tireóide. A produção excessiva ou a falta do hormônio da tireóide podem causar arritmias.

Além de grávidas, sensíveis à cafeína e crianças e adolescentes, Cercato alerta que devem consumir café com moderação os cardiopatas e as pessoas que fazem uso de suplementos de academia, produtos ricos em cafeína.

Café e coração
E café não tem nada a ver com isso. A arritmia comum, conhecida como fibrilação atrial, não é causada ou agravada pela cafeína, apesar da crença generalizada entre muitos médicos e pacientes de que o café deve ser evitado nessas condições.

Dr.
No entanto, caso a arritmia seja provocada por algum problema estrutural do coração, por alguma outra doença, o problema pode ser mais grave e o exercício físico pode ser desaconselhado, por conta do risco de morte súbita.

O consumo de chocolate pode ajudar no combate a doenças cardíacas, como a fibrilação atrial (FA), um subtipo de arritmia caracterizada por batimentos rápidos e irregulares dos átrios do coração.

Na maioria das vezes essa arritmia é benigna e o repouso não vai impedir o seu aparecimento, então, o paciente tem que levar uma vida o mais normal possível.