Quem tem ANTT pode receber o auxílio caminhoneiro?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os profissionais autônomos com registro ativo na ANTT, mas sem operações registradas neste ano, devem fazer uma autodeclaração específica para conseguir receber o benefício, acessando o Portal Emprega Brasilou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

caso o caminhoneiro seja titular de benefício por incapacidade permanente para o trabalho; beneficiário com indicativo de óbito no Sistema de Controle de Óbitos, ou no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil; o benefício não será pago cumulativamente com o auxílio taxista.

Criados pela emenda constitucional que criou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, os Auxílios Caminhoneiro e Taxista serão pagos até dezembro.

1 - Acesse o site de Consulta Pública de Transportadores da ANTT, pelo endereço: https://consultapublica.antt.gov.br/Site/ConsultaRNTRC.aspx/ConsultaPublica/ 2 - Selecione o tipo de consulta, preencha o CPF/CNPJ do transportador, marque a opção "Não sou um robô".

Para consultar a ANTT por placa, basta acessar o site do RNTRC. Feito isso, clique em “Tipo de Consulta”, procure a opção “Por Veículo”, coloque o CNPJ da organização e a placa do automóvel desejado, clique em “Não sou um robô” e “Consultar”.

E poderão utilizar esses mesmos canais para fazer a autodeclaração. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil , utilizando o login do gov.br pelo link ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital . O documento dará mais segurança e transparência à utilização dos recursos públicos.

Como consultar o Auxílio Caminhoneiro pelo CPF
Através do portal Emprega Brasil e pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o cidadão deve entrar com seus dados (CPF e senha do gov.br) e escolher a opção “Benefício TAC-Taxista”.

Para isso, basta acessar a página do cadastro eletrônico e atualizar os seus dados, dos seus familiares e do seu acompanhante. Clique aqui para acessar a página de cadastro eletrônico. Feito isso, você deve anexar um novo Atestado/Relatório Médico Padrão do PASSE LIVRE escaneado em seu computador.

Agora sua carteira profissional, é o Registro na ANTT, seu Holerite passa a ser seu extrato bancário, sendo assim aceito como comprovante de renda por todas as instituições financeiras do país. Serve também para contar tempo de serviço para sua aposentadoria.

Ainda, é possível consultar o Auxílio Brasil pelo aplicativo feito para o benefício social ou pelo aplicativo Caixa Tem. Basta fazer o login com CPF e senha cadastrados para ter acesso às informações. Outros benefícios, como PIS e 13º salário, por exemplo, podem ser consultados por meio do portal Meu INSS.

Os caminhoneiros que tiverem dúvidas sobre o pagamento do benefício podem ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158. As informações sobre o pagamento das parcelas também podem ser consultadas no Atendimento Caixa ao Cidadão pelo número 111.

Sim. Os caminhoneiros autônomos que fizeram registro como microempreendedor individual(MEI) até 31 de maio de 2022 podem solicitar o benefício e têm direito de recebê-lo.

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CNN Brasil no seu WhatsApp! Ao todo, serão seis parcelas pagas até dezembro deste ano. O pagamento das outras quatro parcelas está previsto para acontecer em 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.

A autodeclaração poderá ser feita pelo Portal Emprega Brasil, no link https://servicos.mte.gov.br, ou por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

5 anos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) não terá mais validade de 5 anos. Conforme Resolução ANTT nº. 5982, de 23 de junho de 2022, a partir de hoje, 01 de setembro de 2022, o registro passará a ter validade indeterminada.

Acesse a opção do menu Transportador > Emitir documentos. Depois, coloque o número do CPF/CNPJ do Transportador ou do seu RNTRC e aperte em “Consultar”. Finalizada a consulta, escolha abaixo a opção “Emitir Certificado”ou “Emitir Extrato”.