Quem tem ansiedade tem pesadelos?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ansiedade e estresse são naturais e necessários para a vida. Em excesso, contudo, provocam uma série de alterações orgânicas. A preocupação exagerada dificulta o relaxamento e deixa o processo do sono complicado e propenso a pesadelos.

Apesar de tudo, acredita-se que os pesadelos fazem bem ao estado mental e emocional das pessoas. A descarga de sentimentos negativos, preocupações e ansiedades que ocorrem durante o pesadelo ajudam o indivíduo a lidar de melhor forma com os problemas da realidade.

Em uma crise, por exemplo, as pessoas podem sentir dor no peito, formigamento no corpo, angústia, tremores e até mesmo náuseas. No entanto, um estudo revelou que o quadro de ansiedade pode se manifestar também através de sonhos.

Ansiedade noturna inicial
Sua principal característica é a dificuldade de pegar no sono. Quando se aproxima a hora de dormir, a pessoa fica tensa e surgem sintomas como palpitações, sudorese e inquietações.

Por isso, se não conseguir adormecer, tente fazer algo relaxante, assim vai acalmar o seu corpo e mente. Por isso, o aconselhado é exercícios de respiração, meditação, ioga ou até desenhar.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.

“Há, ainda, outros hábitos que ajudam a impedir que os pesadelos aconteçam. São eles: reduzir a quantidade de cafeína ingerida; incluir a prática de exercícios físicos na rotina; evitar ouvir/ler/assistir histórias assustadoras antes de dormir e maneirar no consumo de bebidas alcoólicas e remédios”, finaliza.

Reação. Até a reação de medo diferencia o pesadelo do terror noturno. Enquanto durante o primeiro a pessoa está assustada, durante o segundo a reação é de pavor total, amplificando ainda mais pelo grito e/ou choro, frequentes durante o terror.

Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas. O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Confira os 7 pesadelos bizarros mais comuns entre as pessoas

  1. 1 – Caindo e se afogando. ...
  2. 2 – Sonhar que está nu em público. ...
  3. 3 – Sonhar com desastres. ...
  4. 4 – Sonhar com roubo de casa. ...
  5. 5 – Acidente de carro. ...
  6. 6 – Lesão, doença e morte. ...
  7. 7 – Perseguição e ataque.

Alterações no sono
O transtorno de ansiedade pode gerar alterações significativas no sono do paciente. Há os que desenvolvem insônia, pois ficam tão tenso que não conseguem dormir, como também há casos de pacientes que escolhem dormir o tempo inteiro para fugir dos sentimentos ansiosos.

Como você pôde ver, a ansiedade pode provocar, além dos psicológicos, sintomas físicos, como dores no corpo, tremores, falta de ar e alterações intestinais e estomacais.

O cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

Há menos estímulo à distração e mais oportunidades de preocupação.” Ela acrescenta que podemos não ter controle sobre qualquer uma dessas coisas, e elas, geralmente, são agravadas pelo fato de a ajuda estar menos disponível à noite.

Esta ocorrência é denominada “terror noturno”, um distúrbio do sono caracterizado, como éramos testemunhas, por gritos acompanhados do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrível, como era o caso de meu irmão.

— Nos casos de profundo sofrimento num pesadelo, o organismo reflete a sensação de desconforto e pânico e libera substâncias que atuam na circulação, podendo elevar a frequência cardíaca e alterar a coagulação — diz Roberto Esporcatte, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no ...