Quem tem ansiedade tem direito a auxílio doença?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Para ter direito a esse benefício, é necessário que o paciente seja diagnosticado com um transtorno de ansiedade por um profissional de saúde qualificado, como um psiquiatra ou psicólogo.

A experiência constante de preocupação excessiva, inquietação, falta de concentração, entre outros sintomas são o que caracteriza o transtorno de ansiedade.

Somente o médico psiquiatra pode diagnosticar se a sua ansiedade é fruto de algum outro transtorno mental oriundo de algum evento ou condição específica, se está em um nível dentro do aceitável ou se você sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.

Como funciona a perícia médica
Ele irá avaliar se sua doença te deixa ou não incapaz temporariamente de exercer suas atividades de trabalho, caso o médico entenda que você está incapaz, também definirá o tempo que deve durar esse afastamento.

Para obter este benefício é preciso apresentar incapacidade para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. Além disso, é necessário ter qualidade de segurado, bem como ter o número mínimo de 12 contribuições ao INSS.

CID F41.1: o que significa? CID F41.1 – Ansiedade generalizada é caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente.

Larissa esclarece que a ansiedade é classificada pelo CID F41 – Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.

O CID F41 – Outros transtornos ansiosos é caracterizado por crises de ansiedade que não são provocadas por uma situação específica, segundo definição do DATASUS.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Inclusive, a ansiedade em estágio avançado pode trazer complicações que impedem você de exercer suas atividades de trabalho, porque a doença traz limitações físicas como paralisia temporária, palpitação, falta de ar, entre outros.

Exames de sangue dosando vitamina D, lítio e cortisol
Exames laboratoriais podem ser feitos para monitorar os níveis dessas substâncias no corpo e por consequência identificar níveis de estresse.

Para a elaboração do laudo, é necessário mais que uma consulta, deve-se fazer entrevistas, aplicação de testes, intervenção. No decorrer, pode-se ter uma visão ... O laudo produzido por esses psicólogos pode ser levado ao psiquiatra para uma análise mais detalhada.

O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.

Biblioteconomia. Essa profissão costuma aparecer no topo de rankings sobre as carreiras menos estressantes. Isso porque quem atua na área trabalha em ambientes tranquilos e silenciosos. Além disso, o ritmo de trabalho é mais calmo e as funções do dia a dia exigem habilidades como concentração.

Para poder comprovar, a forma mais fácil de fazer isso com certeza é através do laudo para doenças psiquiátrica. Então, se você faz acompanhamento psicológico, é possível solicitar ao seu psicólogo um atestado em que conste que está realizando psicoterapia, por exemplo.

O que deve constar no laudo médico para o INSS? O laudo médico deve conter informações sobre a incapacidade do segurado, com CID, a atividade que exerce.

Não falar o necessário
Por isso, seja o mais objetivo possível e não cometa o erro de não falar o necessário. Como eu te falei acima, o perito precisa saber, com o máximo de detalhes possível, como a sua doença te incapacita para o trabalho.

Dicas de Como Se Comportar numa Perícia Médica Judicial
Fique calmo e a perícia irá fluir. Pense como se você estivesse na consulta do seu médico. Algumas pessoas pensam que perícia médica é um interrogatório, mas na verdade é exatamente o contrário. Ela é uma oportunidade que você tem de demostrar a verdade.

Podemos utilizar a ansiedade como exemplo. Neste caso, o psiquiatra será o responsável por diagnosticar e prescrever a medicação capaz de reduzir os sintomas, diminuindo sua dor. Enquanto isso, o psicólogo trabalhará com o paciente para que ele possa entender os problemas que o estão atormentando e, assim, resolvê-los.

Quando as doenças mentais podem gerar afastamento? As doenças psiquiátricas se desenvolvem aos poucos, e um grau elevado de estresse pode fazer eclodir transtornos mentais – como algum tipo de ansiedade e depressão. Quando isso acontece, o funcionário deve se afastar das atividades laborais.