Quem tem ansiedade pode usar calculadora no Enem?

Perguntado por: ldomingues3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

De acordo com o edital do exame, os estudantes não podem utilizar calculadora para facilitar no desenvolvimento dos cálculos.

A experiência constante de preocupação excessiva, inquietação, falta de concentração, entre outros sintomas são o que caracteriza o transtorno de ansiedade. A partir desse nível de gravidade, o sentimento se torna um distúrbio e passa a atrapalhar a qualidade de vida da pessoa.

A ansiedade nos estudos atrapalha muito o desempenho de qualquer estudante e pode se transformar em um problema grave para a saúde mental, se não tratada adequadamente. Portanto, procure ajuda caso esses sintomas apareçam e se prolonguem. Lembre-se de que a sua saúde é mais importante.

Isso porque o edital do ENEM expressamente prevê que os deficientes terão direito ao tempo adicional de 60 minutos por prova. Nesse caso, ainda que o candidato que tenha o transtorno de déficit de atenção não seja considerado deficiente, é possível que haja o reconhecimento desse direito também.

Desde 2012, o ENEM disponibiliza atendimento diferenciado para pessoas com TDAH, dislexia e/ou discalculia. Tal prerrogativa concede 60 minutos de tempo adicional para fazer a prova, sala especial, ledor e calculadora.

Vale lembrar que é preciso comprovar, com laudos médicos as necessidades especiais, ou seja, lembre-se de explicar ao médico que além laudo de TDAH, é necessário que ele descreva a necessidade específica do adolescente (tempo a mais para fazer a prova, leitor,etc.)

Como acalmar a ansiedade em 4 dicas para arrasar na prova!

  1. Faça exercícios. Quando estamos ansiosos e nervosos, é essencial dissipar essa energia para a calma ter espaço! ...
  2. Durma cedo no dia anterior. ...
  3. Faça técnicas de respiração. ...
  4. Organize seus estudos.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

Ansiedade nos estudos: saiba lidar com o problema

  1. 1 1. Tire um tempo para relaxar.
  2. 2 2. Faça atividade física.
  3. 3 3. Saiba a importância da respiração.
  4. 4 4. Concentre-se no positivo.
  5. 5 5. Alimente-se bem.
  6. 6 6. Organize seu local de estudos.
  7. 7 7. Não deixe para a última hora.

Nada menos do que 70% dos estudantes tiraram notas acima de 700 na redação do concurso. Uma bela conquista da comunidade escolar eternizada numa foto que viralizou nas redes sociais.

Óculos apenas de grau! Os óculos escuros estão na lista de proibição do Edital do Enem.

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e que precisam de atendimento especializado podem solicitá-lo no momento da inscrição, no período de 30 de junho a 14 de julho, pela Página do Participante.

Uma pessoa com ansiedade normalmente sente muita agitação (cognitiva e de comportamento), tensão muscular, sudorese, tonteiras, dificuldade respiratória, taquicardia e rubor facial. Esses sintomas são manifestados em conjunto, podem ser experienciados alguns deles ou todos.

Faxineira e zelador. Ocupar a rotina com atividades de limpeza pode ajudar a distrair a mente das coisas que estão deixando ansioso. Por isso que profissões como faxineira e zelador são ótimas para pessoas ansiosas.

A partir de agora, trabalhadores diagnosticados com ansiedade podem solicitar o auxílio-doença. Esse é um benefício regulamentado pela Lei 8.213/91 e destinado aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).