Quem tem ansiedade pode tirar carteira de motorista?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Sim, pode atrapalhar pois a ansiedade afeta a percepção e atenção.

Sugiro que você faça exercícios de respiração (existem vários tutoriais na internet, eu indico bastante a técnica de respiração diafragmática), meditação também ajuda bastante (indico como prática para o dia a dia para não deixar a ansiedade com a prova subir muito e não para ser realizado momentos antes da prova ...

Desse modo, os critérios que costumam resultar em reprovação no exame psicotécnico são ansiedade excessiva, dificuldade de concentração e atenção durante a prova, déficit de memória, problemas motores, entre outros.

Há, também, psicólogos que costumam aplicar questionários psicológicos padronizados para identificar o nível de ansiedade do paciente. O laudo produzido por esses psicólogos pode ser levado ao psiquiatra para uma análise mais detalhada.

Somente o médico psiquiatra pode diagnosticar se a sua ansiedade é fruto de algum outro transtorno mental oriundo de algum evento ou condição específica, se está em um nível dentro do aceitável ou se você sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.

Primeiramente, é importante dizer que reprovar no exame psicotécnico não significa que você nunca poderá dirigir. Na verdade, o teste avalia apenas a sua capacidade momentânea, que pode não estar compatível com o volante temporariamente. O que costuma ser a grande causa de reprovações é o excesso de nervosismo.

Entre os medicamentos que podem interferir nas habilidades necessárias para uma direção e tráfego seguros no trânsito, estão os antidepressivos (fluoxetina, amitriptilina), ansiolíticos e sedativos (diazepam, lorazepam), antialérgicos (dexclorfeniramina), anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital), medicamentos ...

Ou seja, a reprovação no teste psicotécnico não significa que você não é apto a dirigir, mas, sim, que, momentaneamente, suas características psicológicas não são compatíveis com essa atividade.

Precisar tomar um calmante é uma escolha que você está fazendo, pois espera que daí venha mais rápido o autocontrole emocional e corporal, necessários para ser aprovada na avaliação do Detran.

Nesse caso, a ajuda de um psicólogo é a melhor maneira de resolver o problema. Porém, mesmo que a pessoa não tenha passado por uma experiência traumática, a mera consciência de que esta é uma possibilidade real enquanto dirige pode bastar para o desenvolvimento de uma fobia.

A maioria das pessoas não conseguem passar na prova prática do DETRAN devido ao nervosismo. Ele acaba tomando conta das pessoas, fazendo elas ficarem extremamente ansiosas. Nessa onda de nervosismo é bem comum ficar pensando em tudo o que pode dar errado, gerando ainda mais ansiedade.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.

Alguns dos exames que podem ser solicitados por seu médico ou psiquiatra durante esse processo são o exame de sangue e o eletroencefalograma, por exemplo.

Exame Psicotécnico do Detran
Ele geralmente inclui questões sobre atenção, concentração, memória, percepção, orientação espacial e temporal, capacidade de julgamento e tomada de decisão, entre outras habilidades relacionadas à segurança na estrada.

A experiência constante de preocupação excessiva, inquietação, falta de concentração, entre outros sintomas são o que caracteriza o transtorno de ansiedade.

A partir de agora, trabalhadores diagnosticados com ansiedade podem solicitar o auxílio-doença. Esse é um benefício regulamentado pela Lei 8.213/91 e destinado aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Nesse sentido, as doenças psiquiátricas, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – que tem sua descrição e indicação no CID 10 –, podem ocasionar incapacidade para o trabalho. Assim, os segurados possuem direitos aos benefícios do INSS.

CID F41.1: o que significa? CID F41.1 – Ansiedade generalizada é caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho.

O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.

Explicitamente, entram condições como epilepsia, síncope vaso vagal, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares que causam perda da consciência ou insuficiência cardíaca e deficiência visual.