Quem tem anemia sente muito sono?

Perguntado por: efernandes5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro.

A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Para confirmar o diagnóstico de anemia, seu médico fará um exame de sangue. Se a deficiência de ferro é a causa de sua fadiga, o tratamento pode incluir suplementos de ferro. Alimentos ricos em ferro, como espinafre, brócolis e carne vermelha, também podem ser adicionados à sua dieta para ajudar a aliviar os sintomas.

Um dos motivos mais comuns para a sonolência excessiva é a falta de sono crônica. Há pessoas que trabalham em turnos, como médicos e enfermeiros, que fazem plantão. Há quem troque o dia pela noite, há pessoas que sofrem com a insônia e há aqueles que simplesmente não têm rotina adequada para dormir.

"Para combater a anemia, é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. É possível encontrá-las em vegetais de cor verde escura, como por exemplo, espinafre, rúcula, brócolis e couve.

Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.

Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

O tratamento para a anemia ferropriva é feita por meio de suplementação de ferro por aproximadamente 4 meses e uma dieta rica em alimentos que contém ferro, como feijão preto, carne e espinafre, por exemplo.

Para indivíduos com anemia, a dica é esperar ao menos uma hora após a comida antes de beber o café ou chá. E consumir essas bebidas com moderação, no máximo três xícaras por dia. Além disso, é preciso aumentar o consumo de ferro heme, aquele que pode ser obtido em carnes vermelhas, fígado, aves, peixes e ovos.

Não podemos nos esquecer que ferro é o componente da hemoglobina que retém o oxigênio do sangue. Portanto se o ferro está baixo, a oxigenação dos órgãos e tecidos (inclusive o cérebro) diminui. Uma menor oxigenação pode estar por trás dos sintomas de dor de cabeça e enxaqueca.

A tontura e fraqueza pode ser causada pela presença de anemia sim, e também por pouca ingestão de alimentos, desidratação e estresse. Por isso o ideal é verificar com exames bioquímicos para saber se é necessário adequar a ingestão de Ferro, B12, e ácido fólico que estão envolvidos no diagnóstico de anemia.

Algumas dicas simples simples que ajudam no tratamento da anemia são:

  1. Comer alimentos ricos em ferro. ...
  2. Comer frutas ácidas durante as refeições. ...
  3. Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro. ...
  4. Consumir probióticos. ...
  5. Usar suplementos de ferro.

O que pode fazer para combater a anemia

  1. Adote uma dieta rica em ferro. Estima-se que 90% de todos os casos de anemia resultem da falta de ferro. ...
  2. Corrija as insuficiências vitamínicas. Nem só da falta de ferro se faz a anemia. ...
  3. Aumente o consumo de vitamina C. ...
  4. Evite a cafeína. ...
  5. Faça um hemograma.

Qualquer tipo de anemia pode causar cansaço, indisposição e inclusive dores nas pernas. É importante diagnosticar o motivo da anemia para que ela possa ser tratada adequadamente.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta? O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema.

Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.

Pode parecer normal, mas o sono excessivo pode afetar o sistema cognitivo e trazer consequências negativas para o dia a dia, principalmente quando relacionados à produtividade. A sonolência excessiva pode estar relacionada apenas a maus-hábitos que, quando mudados, podem agregar uma qualidade de sono e vida melhores.

Combate a anemia
Ácido fólico, vitamina B12 e ferro são nutrientes presentes no ovo que ajudam a combater a anemia. Isso porque essas substâncias favorecem a produção de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

“Anemia: Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.”

Anemia e saúde bucal
Existe uma relação entre anemia e boca seca. A baixa circulação sanguínea leva ao mal funcionamento de diversas glândulas, entre elas as glândulas salivares. Elas passam a produzir menos saliva o que leva ao quadro de boca seca. Outros sintomas também são notados.