Quem tem anemia pode perder peso?

Perguntado por: ucavalcante6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

As pessoas com anemia podem se sentir mais cansadas do que o normal, pois o seu coração deve trabalhar mais para suprir o oxigênio ao seu corpo. A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos.

Conseqüências: A anemia ferropriva traz os seguintes efeitos adversos ou consequências: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

A perda de peso involuntária de mais de 4,5 kg (10 libras), ou 5% do peso do corpo em um período de alguns meses, é preocupante. Os exames são realizados com base nos sintomas da pessoa e nos achados do exame físico. Não costumam ser necessários muitos exames para identificar a causa da perda de peso.

No entanto, se não há qualquer motivo aparente para o emagrecimento, a pessoa deve se preocupar quando mais de 5% do peso corporal é perdido em um período entre 6 meses e 1 ano. Ou seja, se o peso é 50Kg, procure um médico se perder 2,5 Kg sem querer, ou 3,5Kg para quem pesa 70Kg, por exemplo.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

Portanto, um quadro de anemia pode influenciar na menstruação, atrasando a sua chegada ou mesmo a interrompendo por completo¹. Quando o intervalo entre uma menstruação e outra passa de 35 dias, temos um caso de oligomenorreia.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

As pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitamina B12 podem ter que tomar suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 durante toda a vida. O ácido fólico pode ser tomado em forma de comprimido, uma vez por dia.

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

Veja algumas manifestações possíveis: Cansaço generalizado. Falta de apetite. Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas)

Duração do Tratamento
Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto. O próximo passo depende do motivo pelo qual o Hgb da pessoa não aumentou, o que precisa ser avaliado por um clínico.

Anemia leve: entre 10 e 12 g/dl. Anemia moderada: entre 8 e 10 g/dl. Anemia grave: abaixo de 8 g/dl. Anemia com risco de morte: abaixo de 6,5 g/dl.

A perda de peso pode indicar a presença de um tumor malíguino em qualquer parte do corpo, embora seja mais frequente em certos tipos. O câncer de pulmão, câncer de pâncreas, câncer de esôfago e câncer de cólon e reto são alguns exemplos de tipos de câncer associados à perda de peso.

Casos de ansiedade de curta duração causam muitas vezes uma redução aguda no apetite, em que algumas pessoas podem passar alguns dias comendo bem menos do que o normal, conscientemente ou não. Quando acontece esse déficit de calorias num curto prazo, a ansiedade emagrece.