Quem tem anemia menstrua muito?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Geralmente esse tipo de anemia é causada por uma dieta pobre em ferro, má absorção desse mineral ou perdas sanguíneas, incluindo fluxo menstrual intenso. Afinal, o que a anemia tem a ver com a menstruação? Devido ao sangue perdido a cada mês durante a menstruação, o ferro dos glóbulos vermelhos diminui naturalmente.

A forma anormal das hemácias prejudica o fluxo do sangue pelos vasos mais finos, com isso a oxigenação dos tecidos é comprometida e pode causar uma grande dor no indivíduo.

Um fluxo muito intenso, também é chamado de menorragia – mudanças nos níveis de hormônios, perda ou ganho de peso, mudanças na alimentação e rotinas de exercícios, condições médicas e muitos outros. Se você sente algum destes sintomas, converse com seu médico sobre menorragia.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Embora possam parecer alarmantes, pequenos coágulos menstruais são normais e geralmente acontecem no período de fluxo menstrual mais intenso. Eles geralmente surgem quando os anticoagulantes não têm tempo suficiente para agir sobre esses pedacinhos de sangue com o objetivo de tornarem o sangue mais líquido.

Se você está se sentindo incomodada com seu fluxo, marque uma consulta com seu médico. Por meio de exames ele vai poder te explicar direitinho as causas do seu fluxo menstrual intenso e indicar o tratamento mais recomendado para o seu caso.

A hemorragia crônica costuma levar a níveis baixos de ferro, o que agrava a anemia (consulte Anemia ferropriva. Hemorragia excessiva é a causa mais comum.

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

A hemorragia menstrual, também conhecida como menorragia, é um sangramento uterino anormal¹; ou seja, um fluxo menstrual excessivo e fora do normal. Muitas mulheres percebem um sangramento intenso durante a menstruação mas não sabem o que pode estar acontecendo, por isso é importante ficar atenta aos sinais.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

É normal uma menstruação não vir? Existem dois momentos na vida de uma mulher quando é normal ter menstruações irregulares: quando você começa a tê-las (puberdade) e no começo da menopausa. Além da puberdade, menopausa e gravidez, a falta da menstruação pode indicar um problema de saúde.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

A anemia traz os seguintes efeitos adversos: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal².

A menstruação com coágulos, por exemplo, é bastante comum em pessoas que possuem um fluxo mais intenso. Contudo, essa característica também pode indicar outros quadros, como miomas e endometriose.

A menstruação normal dura de dois a oito dias. Já a menstruação prolongada se caracteriza por sangramentos que duram mais de oito dias. Trata-se de um sinal que pode indicar distúrbios no sistema reprodutor feminino, levando, inclusive, a quadros de infertilidade.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Primosiston é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e antecipação e retardamento da menstruação.