Quem tem anemia cai o cabelo?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sim, a deficiência de ferro causa queda de cabelo. Idealmente, o ferro é responsável pela geração de hemoglobina em nosso corpo. A falta de ferro pode diminuir drasticamente o nível de oxigênio e hemoglobina no sangue.

Com a falta desse nutriente, o cabelo vai se tornando mais fraco, fino, ressecado e com alteração da cor, principalmente nas pontas. Dessa forma, ele se torna mais propenso a quebrar. Além disso, a carência de ferro prejudica a manutenção do fio, favorecendo o aumento da queda de cabelo.

A perda de cabelo pode responder a doenças como o lúpus, a sífilis ou uma doença da tireóide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Ela também pode ser um sintoma de falta de proteína, ferro, zinco ou biotina.

"Para combater a anemia, é necessária a ingestão da vitamina B12 e C, pois estas auxiliam na maior absorção do ferro. É possível encontrá-las em vegetais de cor verde escura, como por exemplo, espinafre, rúcula, brócolis e couve.

Tratamento para queda de cabelo por falta de ferro
Tratamento com biotina: O tratamento com biotina é recomendado principalmente para pessoas com cabelos secos e danificados. Tratamento Cirúrgico: Se a queda de cabelo atingiu um estágio progressivo, uma abordagem cirúrgica pode consertá-la em menos tempo.

Como a causa mais comum de anemia é por deficiência de ferro, necessita investigação de perda sanguínea (excesso de menstruação, sangramentos intestinais ocultos e prolongados). E o emagrecimento pode estar relacionado à mesma causa que resultou em anemia.

O anêmico sente cansaço, indisposição, sonolência, fadiga, alteração nas unhas, palidez na boca e na pele e pode ter queda de cabelo”, completa. Para evitar que a doença volte, é importante manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes e proteínas.

Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

Sem ferro adequado, seu corpo não pode produzir glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os folículos capilares para ajudar a promover o crescimento normal e saudável do cabelo. Níveis inadequados de ferro podem causar um tipo de queda temporária de cabelo, chamada eflúvio telógeno.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Sulfato ferroso e ácido fólico engorda? O uso dos dois em conjunto não influenciam no peso.

A queda de cabelo no banho é algo normal, porém pode assustar algumas pessoas, mesmo que não haja motivo para isso. Ao longo do dia, uma quantidade enorme de fios se desprende naturalmente do couro cabeludo e escorre da cabeça durante o banho, tanto pela ação da água, quanto das mãos ao movimentar os cabelos.

Anemias, alterações hormonais e dietas muito restritivas são as principais causas”. Além disso, ela explica: “A dermatite seborreica também pode provocar a queda. O controle da oleosidade do couro é primordial. Mesmo com fios mais ressecados, a raiz nunca deve acumular óleo.

Seja em casos de queda normal ou no eflúvio capilar, em geral, quando o cabelo cai da raiz ele nasce de novo. O fato dele nascer de novo não significa, no entanto, que ele vai nascer igual.

Combate a anemia
Ácido fólico, vitamina B12 e ferro são nutrientes presentes no ovo que ajudam a combater a anemia. Isso porque essas substâncias favorecem a produção de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

“Anemia: Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.”

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).