Quem tem alergia a penicilina pode tomar qual antibiótico?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Contudo, em pacientes com história de alergia à penicilina, é sugerida a utilização de outros fármacos, tais como outras cefalosporinas, vancomicina ou clindamicina.

Mesmo pacientes com histórico de alergia à penicilina podem usar a cefalexina se o quadro alérgico for previamente estudado com testes cutâneos. Apenas cerca de 10% dos pacientes com alergia à penicilina também são alérgicos às cefalosporinas.

Os pacientes com alergia às penicilinas não devem mais ser tratados com essa classe de antibiótico. Apesar desta restrição significar a impossibilidade de usar antibióticos muito comuns, como amoxicilina, oxacilina e piperacilina, na maioria das infecções é possível arranjar em esquema antibiótico alternativo eficaz.

Nos pacientes alérgicos, as outras opções são a Clindamicina e Vancomicina.

Os antibióticos mais usados são: Quinolonas como levofloxacino. Macrolideos como claritromicina. Acetil cefuroxima (Zinnat)

Ou seja, todos os antibióticos estão liberados, anestésicos e outros medicamentos que não sejam da família dos anti-inflamatórios. Nada impede que você seja um azarado e também tenha alergia a algum antibiótico ou outro medicamento.

Clavulin® é contraindicado para pacientes que apresentam reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, além de disfunção do fígado ou icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) associadas ao uso de Clavulin® ou de outras penicilinas.

As pessoas alérgicas a todos os tipos de penicilina não devem tomar a Benzetacil. O medicamento deve ser utilizado com cautela em grávidas e lactantes, e em indivíduos com história de alergias intensas e asma.

A reação alérgica mais comum à penicilina é a tardia, que ocorre após alguns dias de uso e causa lesões de pele avermelhadas, as chamadas “exantema”. Essas lesões são muito parecidas a manchas na pele que ocorrem por infecções virais principalmente em crianças.

A nimesulida é contraindicada para pessoas com alergia à substância ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), com histórico de reações alérgicas a esses medicamentos, com problemas renais ou hepáticos graves, úlcera gástrica ou duodenal, entre outras condições.

A amoxicilina é um antibiótico que contém uma penicilina chamada amoxicilina como ingrediente ativo. A amoxicilina pertence ao grupo dos antibióticos penicilínicos.

A amoxicilina + clavulanato de potássio é contraindicada para pacientes que apresentam reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, além de disfunção do fígado ou icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) associadas ao uso de amoxicilina + clavulanato de potássio ou de outras penicilinas.

Dependendo do tipo de reação alérgica desenvolvida, poderão ser utilizados medicamentos apenas para aliviar sintomas, como os antihistamínicos, corticóides, ou, em casos mais graves, adrenalina e suporte ventilatório.

A azitromicina é contraindicada se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula. 4.

83905-01-5