Quem tem adenoide tem tosse?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Esse acúmulo de secreção pode causar entupimento do nariz, principalmente se a criança está gripada, tem alergia respiratória (ex: rinite, sinusite) ou está com aumento da adenóide (carne no nariz). Nesse caso, a criança passa a respirar pela boca, podendo tossir com maior frequência e intensidade.

Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade respiratória, obstrução nasal, ronco e apneia do sono, além de quadros de otite, sinusite e rinite de difícil tratamento.

Esse acúmulo de secreção pode causar entupimento do nariz, principalmente se a criança está gripada, tem alergia respiratória (ex: rinite, sinusite) ou está com aumento da adenóide (carne no nariz). Nesse caso, a criança passa a respirar pela boca, podendo tossir com maior frequência e intensidade.

Hipertrofia da Adenoide
A hipertrofia tardia das adenoides geralmente estão associadas às infecções das amígdalas também, o que piora o quadro.

A Amoxicilina, geralmente, é a mais indicada para iniciar o tratamento. O otorrino também pode receitar anti-inflamatórios ou corticóides, em caso de inflamação devido a alergias. Porém, em alguns pode ser recomendado a adenoidectomia, procedimento cirúrgico para a retirada das adenoides.

Quem tem adenoide pode fazer lavagem nasal
Essa é uma dúvida muito comum e a resposta é sim. A lavagem nasal é permitida para quem tem adenoide. Aliás, a prática é recomendada e deve ser feita cerca de três vezes ao dia.

As adenoides de uma criança às vezes podem ficar inchadas e, ocasionalmente, infectadas. Se a adenoide aumentada causar dificuldades para dormir ou respirar, o médico pode recomendar a remoção.

Causas de distúrbios da adenoide
Além disso, alergias, (por exemplo, alergia sazonal ou alergia contínua), substâncias irritantes e, possivelmente, refluxo gastroesofágico também podem causar o aumento das adenoides. Embora extremamente raro, às vezes o câncer causa adenoides aumentadas.

Hipertrofia da adenoide em crianças
Não há um remédio que faça com que ela regrida (diminua), só com o passar dos anos. Contudo, quando há uma obstrução maior de 70% e a criança não é tratada com a cirurgia, ela pode ter diversas complicações, como dificuldade de desenvolvimento e baixa estatura.

A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide. Dada a variedade e a complexidade dos métodos de mensuração preconizados, muitos radiologistas preferem a avaliação subjetiva, que pode ser imprecisa e não-acurada.

Hipertrofia ou inflamação das adenoides é comum entre as crianças. Os sintomas incluem obstrução nasal, distúrbios do sono e efusões da orelha média com perda auditiva. O diagnóstico é reforçado pela nasofibrolaringoscopia flexível.

Riscos da cirurgia
A cirurgia de adenoide e amígdalas jamais deve ser feita como forma de prevenção, mas como tratamento para os sintomas. Dos principais riscos, o médico otorrinolaringologista pediatra cita o sangramento durante e após a cirurgia, e a anestesia geral, que exige um preparo e atenção maior dos médicos.

As dificuldades respiratórias são mais comuns à noite, pois quando dormimos nossa musculatura relaxa, aumentando, assim, a obstrução das vias aéreas pela adenoide hipertrofiada.

No geral, um resfriado, tosse, dor de garganta, ou qualquer problema respiratório podem sim levar ao atraso ou cancelamento de um procedimento.

Sinusite crônica:
A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Quanto custa uma cirurgia de adenoides? Os custos dessa cirurgia podem variar bastante a depender dos honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. Geralmente a cirurgia de adenoides na rede particular pode custar, em média, R$ 10.000,00.

Alimentação: Somente líquidos, ao natural ou gelado (leite, chá, sorvete, caldos, sucos de frutas, etc.). Pode ocorrer dor moderada a acentuada, na região da garganta, atrás do nariz e ouvidos. Use os remédios conforme a sua receita.

Muitas vezes o quadro se estabelece de modo súbito. A temperatura sobe rapidamente e a criança apresenta-se prostrada em pouco tempo e com as queixas acima apontadas.

Para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, alguns medicamentos são indicados pelo médico. São eles corticoides, anti inflamatórios, e antialérgicos a fim de reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.

A cirurgia de adenoides ou adenoidectomia consiste na retirada das adenoides através da boca, sem necessidade de cortes. O otorrinolaringologista, médico especializado em ouvido, nariz e garganta, pode fazer o tratamento no consultório.

Tratamento da adenoidite
A adenoide costuma diminuir de tamanho conforme a criança cresce. No entanto, há casos em que a intervenção cirúrgica é necessária para retomar a respiração da criança. Durante este procedimento, geralmente, são retiradas as adenóides e as amígdalas também.