Quem tem adenoide fica com falta de ar?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 27 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Entre os sintomas mais comuns estão dificuldade respiratória, obstrução nasal, ronco e apneia do sono, além de quadros de otite, sinusite e rinite de difícil tratamento. “Para o diagnóstico da hipertrofia acentuada da adenoide, nos baseamos primeiramente nos sintomas do paciente”, relata a especialista.

Podemos tentar diminuir a adenoide com medicação, principalmente os corticoides nasais (budesonida, ciclesonida, mometasona, fluticasona etc), principalmente quando há rinite alérgica associada.

Hipertrofia da adenoide em crianças
Não há um remédio que faça com que ela regrida (diminua), só com o passar dos anos. Contudo, quando há uma obstrução maior de 70% e a criança não é tratada com a cirurgia, ela pode ter diversas complicações, como dificuldade de desenvolvimento e baixa estatura.

Geralmente, a cirurgia é feita em crianças, porque as adenoides são mais ativas até os 5 anos. A partir da adolescência, o organismo desenvolve outros métodos para combater infecções, reduzindo a importância dessa glândula. Por isso, o médico costuma recomendar o procedimento para crianças a partir de 6 anos.

Complicações de problemas na adenoide
Crianças também podem apresentar problemas de crescimento, alterações no formato do rosto, da boca, do nariz, da arcada dentária, além de sofrerem mais com quadros de irritação, cansaço e sono excessivo ao longo do dia.

A Amoxicilina, geralmente, é a mais indicada para iniciar o tratamento. O otorrino também pode receitar anti-inflamatórios ou corticóides, em caso de inflamação devido a alergias. Porém, em alguns pode ser recomendado a adenoidectomia, procedimento cirúrgico para a retirada das adenoides.

A lavagem mais indicada é a de de alto volume, já que ela lava por completo a adenoide.

Hipertrofia da Adenoide
A hipertrofia tardia das adenoides geralmente estão associadas às infecções das amígdalas também, o que piora o quadro.

Causas de distúrbios da adenoide
Além disso, alergias, (por exemplo, alergia sazonal ou alergia contínua), substâncias irritantes e, possivelmente, refluxo gastroesofágico também podem causar o aumento das adenoides. Embora extremamente raro, às vezes o câncer causa adenoides aumentadas.

As adenoides de uma criança às vezes podem ficar inchadas e, ocasionalmente, infectadas. Se a adenoide aumentada causar dificuldades para dormir ou respirar, o médico pode recomendar a remoção.

Nesse caso, a criança passa a respirar pela boca, podendo tossir com maior frequência e intensidade. Além disso, o acúmulo de secreção no nariz pode resultar em dor de ouvido, devido ao aumento de pressão nessa região.

A radiografia da nasofaringe (ou radiografia do cavum) ainda é o exame por imagem mais usado para a avaliação do tamanho da adenóide. Dada a variedade e a complexidade dos métodos de mensuração preconizados, muitos radiologistas preferem a avaliação subjetiva, que pode ser imprecisa e não-acurada.

Quanto custa uma cirurgia de adenoides? Os custos dessa cirurgia podem variar bastante a depender dos honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. Geralmente a cirurgia de adenoides na rede particular pode custar, em média, R$ 10.000,00.

Partes da adenoide se escondem em recessos (reentrâncias) e, se não adequadamente removidas, podem voltar a crescer se tiverem estímulos suficientes como alergias e infecções em indivíduos pré-dispostos geneticamente.

Seguem alguns dos sinais e sintomas que podem indicar que as amígdalas e adenoides passaram a ser um problema e que se deve procurar um médico otorrinolaringologista: Nariz entupido com frequência. Ronco noturno constante. Infecções repetidas da garganta, do nariz e dos ouvidos (amigdalites, sinusites ou otites)

As adenoides crescem durante a infância e começam a regredir ao redor dos 8 anos. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz.

Em relação a anestesia, o procedimento se dá com anestesia geral e intubação, oferecendo melhor cuidado e controle durante todo o procedimento. Qual a duração do procedimento? A duração da cirurgia é de 30 a 40 minutos.

Cirurgia / Anestesia
Costuma ser rápido (20-30 minutos) e ter uma boa recuperação. Alta hospitalar geralmente no mesmo dia.

Não é comum o retorno após a cirurgia, porém pode ocorrer recidiva do aumento da adenóide, principalmente em crianças com alergia intensa e controle irregular da rinite alérgica. A concha nasal (corneto) também pode apresentar recidiva a depender da intensidade alérgica e da técnica cirúrgica utilizada.

O otorrinolaringologista é o médico que avalia e indica o tratamento medicamentoso ou cirúrgico, quando necessário. Adenoides, é o aumento de tecido linfoide na região do cavum (no fundo do nariz, acima do céu da boca).

– Quais os sintomas da infecção na adenóide? Os sintomas mais comuns são: febre, secreção amarelada no nariz e na parte de traz da garganta, obstrução nasal intensa, roncos noturnos, mau hálito, alteração da voz.