Quem tem ácido úrico pode comer amendoim?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Quem tem ácido úrico elevado, pode consumir castanhas e amendoins. É essencial que no tratamento para excesso de ácido úrico seja feita uma redução/adequação do consumo de alimentos fontes de proteínas. Castanhas e amendoim são fontes desse nutriente, logo o consumo deve ser limitado.

bacon, frios, embutidos em geral; peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe; aves: galeto, peru, perdiz, pombo, ganso; bebidas alcoólicas.

arroz; aproximadamente 3 litros de água por dia para aumentar a excreção de ácido úrico e reduzir possibilidade de cálculo renal; alimentos ricos em ácido fólico: laranja, banana, abacate, couve, folha de beterraba e pão integral reduzem a excreção de ácido úrico.

Suco de beterraba com cenoura
Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

ÁCIDO ÚRICO ALTO CHÁS:
Chá verde: é rico em antioxidantes e ajuda a reduzir a inflamação do corpo, o que pode ajudar a diminuir as taxas de ácido úrico. Chá de uva-ursi: é uma erva que ajuda a diminuir a inflamação, o que pode ajudar reduzir as taxas de ácido úrico alto no corpo.

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, pessoas que costumam sofrer com herpes devem evitar o seu consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina.

Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os carboidratos refinados, como pão branco, açúcar e farinhas, as carnes vermelhas, as vísceras e os frutos do mar.

Alimentos com baixo teor de purinas, entre eles: frutas, suco de frutas, café, leite desnatado, queijo minas frescal, iogurte desnatado, arroz, massas, pães, biscoitos, cereais, verduras e legumes, nozes, azeite, azeitona, pipoca e óleos.

A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.

Não há relação do consumo de banana com níveis de ácido úrico.

Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.

Sumo de limão
A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo.

Arroz e feijão por si só não costumam ser um problema para pacientes com gota, ao contrário de alimentos como carne vermelha, bebidas alcoolicas (principalmente destilados e cervejas), embutidos, certos tipos de frutos do mar, por exemplo.

As taxas de ácido úrico são identificadas em exames laboratoriais de sangue e urina. Os valores médios utilizados como base de taxas "normais" são de 2,5 a 3 mg/dL. Acima disso, já se encontra em estado de alerta e se torna preocupante quando passa de 7 mg/d.

Limão funciona como ingrediente detox
Essa fruta cítrica realmente possui uma quantidade grande de antioxidantes, tem alto teor de água e ajuda a diminuir o nível de ácido úrico no organismo.

A dor e o inchaço durante um ataque de gota é controlada com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio da dor (ibuprofeno, paracetamol) ou colchicina.

Alimentos ricos em purinas que NÃO aumentam o ácido úrico no sangue O consumo de alimentos ricos em purinas que são de origem vegetal como feijão, ervilha, soja, vagem, lentilha, espinafre, cogumelos e couve-flor não precisa ser restringido ou evitado.

Os principais são: Consumo excessivo de alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes; Bebidas alcóolicas. Dieta rica em gorduras saturadas.

Os alimentos mais ricos em precursores do ácido úrico e que devem ser ingeridos com precaução são a carne de porco e de caça, vísceras de animais, charcutaria, conservas de peixe, mariscos, café, chá, chocolate e bebidas alcoólicas – sobretudo a cerveja.

Ingredientes e modo de preparo

  1. 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (20 ml)
  2. 1 xícara de água (250 ml)

O amendoim é rico em vitamina B3, auxiliando na vasodilatação sanguínea e, consequentemente, melhorando a circulação.