Quem tem acesso ao meu registrato?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Qualquer pessoa com CPF e CNPJ válido pode acessar o Registrato, mediante cadastramento prévio, cumprida a implantação pela instituição financeira. Pessoas jurídicas e MEI devem efetuar o cadastro diretamente no site do Banco Central, sistema de validação digital é exigido nesses casos.

Registrato é um sistema do Banco Central brasileiro (Bacen, ou BC) utilizado para consultar gratuitamente relatórios com informações sobre as instituições financeiras com as quais o usuário possui relações, além de operações realizadas por ele.

O QUE FAZER PARA SAIR DA LISTA NEGRA E REAVER SEU CRÉDITO
Depois de realizar o pagamento das dívidas consulte o Registrato novamente e se constar seu nome no cadastro procure seu gerente e exija a retirada do seu nome.

No caso de compras com o seu CPF, o primeiro passo é procurar a empresa que forneceu o crédito e também o banco para alertar sobre o uso indevido. Para evitar maiores danos materiais e morais, é imprescindível realizar um boletim de ocorrência (B.O) e notificar o acontecimento no sistema do SPC Brasil.

Para fazer a consulta, é preciso validar o cadastro no aplicativo do banco do usuário. Então, basta acessar o Registrato e informar o código PIN gerado para acessar um relatório com todas as instituições financeiras vinculadas ao seu CPF. O Serasa Consumidor permite que o usuário consulte se está com nome sujo.

cinco anos

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Esse site possui selo de segurança https ou SSL, registrado pela empresa Let's Encrypt, com validade até 19/8/2023. O selo de segurança ou cadeado verde por si só não garante que um site é confiável, mas é requisito mínimo para os dias de hoje. Verifique todas as informações sobre o site para ter certeza.

O registro de prejuízo no registrato é devido o contrato ter ficado em atraso e não por ter feito renegociação com desconto. Quando parte de uma operação está vencida (atrasada), o Banco Central exige que a instituição financeira reconheça uma pequena probabilidade de que toda a operação não seja paga.

Para consultar o seu Sistema de Informações de Crédito do Banco Central, você terá que fazer um cadastro no Registrato, um sistema que fornece gratuitamente o seu “Extrato do Registro de Informações no Banco Central”. Para saber como ter acesso ao seu SCR, veja o passo a passo a seguir. Acesse o site do Registrato.

No SERASA e SCPC o nome negativado permanecerá no banco de dados num prazo máximo de 5 anos e depois caducará.

Não é possível excluir seu nome do SCR. As informações são registradas pelo Banco Central, que controla, regula e fiscaliza o mercado financeiro. Esses dados têm função apenas de histórico de transações. Dessa forma, todos os seus dados serão registrados e mantidos no banco de dados do Banco Central.

Saiba o que alguém pode fazer com seu CPF
É possível que o CPF esteja sendo utilizado indevidamente por terceiros quando a vítima recebe cobranças de dívidas desconhecidas, compras e empréstimos não realizados pelo titular. A situação pode agravar e até acarretar ter o nome negativado por endividamento.

Tem como fazer compras só com o CPF? Para responder de forma resumida: não. Não é possível fazer uma compra usando única e exclusivamente o seu número de CPF.

Como bloquear o seu CPF
Em seguida, entre com sua conta do Gov.BR; Na sua página de perfil, role para baixo até encontrar a opção “Proteção de CPF”; Confira se o número de seu CPF e nome completo estão corretos. Por fim, clique em “Bloquear CPF”.

5 dicas sobre como evitar que seu CPF seja vazado

  1. Use senhas fortes. Hoje, praticamente todos os serviços online são protegidos por senha. ...
  2. Ative a autenticação de dois fatores. ...
  3. Evite golpes de phishing. ...
  4. Cuidado ao usar Wi-Fi público. ...
  5. Acompanhe seu CPF.

Para realizar esse cancelamento é necessário acionar os Gestores de Banco de Dados (Serasa, Scpc etc.) e requerer o cancelamento conforme procedimento determinado pelo próprio GDB.

Como explicamos anteriormente, o sistema não é um órgão de proteção ao crédito. Por isso, ter o nome no SCR não é motivo de preocupação, não significa que o nome está negativado. Só quer dizer que algumas das operações de crédito da pessoa estão armazenadas em um banco de dados, para simples consulta.