Quem tem abaulamento discal pode trabalhar?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Uma pessoa apresentar abaulamento discal ou degeneração discal não quer dizer que ela esteja incapacitada ao trabalho.

Quem tem abaulamento discal pode pegar peso? Sim. Não há contraindicação formal para carregamento de peso por indivíduos com abaulamento discal.

Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática. O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região.

Os abaulamentos dos discos de L4-L5 e L5-S1 são as duas localizações mais freqüentes de desgaste do disco intervertebral. Estão relacionados principalmente a um desbalanço da musculatura vertebral e abdominal (hipotrofia muscular) com um excesso de carga sobre o espaço discal.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

A falta de hidratação, uma alimentação desequilibrada, consumo frequente de álcool e o tabagismo são fatores comportamentais que podem acelerar o desgaste dos discos e intensificar quadros de abaulamento discal.

Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.

As principais doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por invalidez são Hérnia de Disco, Osteofitose, Discopatia Degenerativa, Protusão Discal e Cervicalgia.

O ideal é que não se passe mais do que duas horas fazendo os serviços domésticos, sempre se preocupando em se alongar durante a faxina. Se precisar continuar, que descanse ao menos de 15 a 20 minutos.

O agachamento pode ser considerado um dos exercícios mais completos e complexos que existem, já que envolve diversos músculos, articulações e tendões. Por isso, pode ser um exercício contraindicado para pessoas com lesões mais graves na coluna, especialmente pessoas que estão na fase aguda de uma hérnia de disco.

Causas Abaulamento
Em geral, a protrusão do disco ocorre devido ao desgaste da parte externa do disco, que ocorre com a idade da pessoa, mas também em pessoas mais jovens com alguns movimentos, como ao levantar objetos pesados.

O abaulamento discal consiste na primeira fase característica da hérnia de disco, indicando um grau de degeneração inicial da doença. Uma das principais causas do surgimento do problema é o envelhecimento, ou seja, o processo de degeneração causado pelo rompimento das fibras do anel fibroso.

Este abaulamento discal denteando o saco dural significa que o disco (precisa ver qual) está abaulado para trás, comprimindo esta estrutura que se chama saco dural, que nada mais é que o envoltório que circunda a medula mas em geral não é nada grave.

É bastante comum o disco intervertebral tocar o saco dural e o paciente não necessitar de cirurgia e viver normalmente. Para se saber se seu caso é cirúrgico ou não um especialista deve avaliar o paciente neurológicamente para saber se apresenta sinais ou sintomas que tenham correspondência com o local da compressão.

A SCM se caracteriza pela compressão do saco dural e seu conteúdo – medula espinhal e/ou cauda equina – por massa tumoral extradural. Entretanto, pode ocorrer por tumoração primária ou secundária, mas, quando se trata da metástase, ocorre principalmente nos corpos vertebrais, onde há maior vascularização.

2. Hérnia de disco extrusa. Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

A discopatia é sinônimo de doença degenerativa do disco intervertebral e não tem cura.

2. Quais doenças na coluna dão direito à aposentadoria por invalidez?

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Neste post vamos falar sobre as 5 doenças na coluna para auxílio-doença no INSS, e como resultado, as que mais geram direito ao benefício.
...

  • Hérnia de disco. ...
  • Lombalgia. ...
  • Artrose na coluna. ...
  • Osteoporose. ...
  • Escoliose.

A dor varia muito de pessoa a pessoa. Um mesmo abaulamento discal pode levar um paciente a sentir pouca dor ou até dor incapacitante pois também depende se este abaulamento está comprimindo algum nervo ou outra estrutura. Além disto, pode haver um desgaste das juntas no mesmo local (artrose).

São realizados de forma percutânea, ou seja, sem corte, e destinam-se a aliviar a pressão dentro do disco e eliminar os sintomas associados a compressão das estruturas nervosas adjacentes aos discos, com a vantagem de reduzir o trauma cirúrgico proporcionando melhor recuperação do paciente.