Quem tem abaulamento discal pode aposentar?

Perguntado por: aduarte2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

Algumas doenças que, em razão dos seus sintomas e gravidade, com maior frequência, geram aposentadoria por invalidez, são elas:

  • Hérnia de disco;
  • Osteofitose;
  • Protusão discal;
  • Discopatia degenerativa;
  • Cervicalgia;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Escoliose.

Cervicalgia. Uma das doenças na coluna muito comuns é a cervicalgia, popularmente conhecida como torcicolo. Apesar de parecer inofensiva, a patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho. Na sua fase crônica, ela pode ser o motivo do afastamento por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença.

Regiões mais acometidas pelo abaulamento discal
Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4L5 e L5S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular.

Sintomas do abaulamento discal difuso

  • Dor na área afetada (pescoço, parte superior ou inferior das costas);
  • Rigidez ou limitação de movimento na coluna vertebral;
  • Formigamento, fraqueza ou dormência nos braços ou pernas;
  • Problemas de equilíbrio ou coordenação.

Um abaulamento discal pode evoluir para uma hérnia de disco no local. Nesse caso, o disco pode se deslocar em direção à medula espinhal ou raízes nervosas e, com isso, gerar dor irradiada, como a dor ciática. O disco intervertebral é uma estrutura que serve para amortecer os impactos na região.

Atividades laborais e esportivas que exigem movimentos repetitivos da coluna como inclinação e rotação, por exemplo, podem ocasionar em abaulamento discal, assim como, intensificar e acelerar quadros já existentes.

5 é o código para Dor lombar baixa, conforme a Classificação Internacional de Doenças. Destaco neste artigo o significado e os procedimentos a serem adotados para atendimentos com essa classificação. Acompanhe até o final e conheça também soluções para qualificar a assistência médica nesses casos.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Muitas pessoas se perguntam se quem tem hérnia de disco, especialmente na região L4-L5, pode se aposentar pelo INSS. Quando essa hérnia torna o trabalhador incapaz e impede de realizar o trabalho, é possível para pedir o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

A protrusão discal ou abaulamento discal é uma alteração do disco intervertebral que fica muito profunda na coluna, não é palpável. O que pode haver é uma contratura muscular pela dor.

Se a pessoa apresentar algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura em razão do desgaste na coluna, pode sim se aposentar. Para conseguir a aposentadoria por invalidez não é pelo problema na coluna em si, mas pelas consequências físicas decorrentes.

CID M51 é o código para outros transtornos de discos intervertebrais, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O abaulamento discal é o estágio mais leve das hérnias de disco. Ela é uma condição comum em que o disco intervertebral, estrutura que atua como amortecedor entre as vértebras da coluna, começa a se projetar para fora. Ela pode pressionar os nervos e causar dor nas costas, pernas ou braços, entre outros sintomas.

Numa protrusão, o disco está abaulado, mas seu conteúdo (núcleo pulposo), está contido pelo anel fibroso, já numa hérnia extrusa, ocorre lesão do anel fibroso e extravasamento do material discal para o interior do canal vertebral, havendo maior chance de compressão de estruturas neurais.

O que é discopatia degenerativa? A discopatia degenerativa é uma condição progressiva que afeta os discos intervertebrais. Apesar de ser mais comum na região lombar, também pode afetar as outras partes da coluna e causar dor, formigamento, rigidez e até dificuldade para mover as costas.

Sim! Apesar da hérnia de disco ter bom prognóstico e em grande parte dos casos ser reabsorvida com o tempo, independentemente se foi realizado tratamento clínico ou cirúrgico (remoção do fragmento de disco herniado), ela pode voltar (recidivar).

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Para reverter o abaulamento discal tem que alongar a. musculatura e afastar as vértebras para descomprimir. o disco intervertebral e descomprimir os nervos.

A hérnia de disco L4 e L5 refere-se às duas vértebras mais baixas da coluna lombar.