Quem tem 60 anos têm direito algum benefício do INSS?

Perguntado por: srocha7 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O amparo social ao idoso, também conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC), é uma garantia da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ele prevê um salário mínimo mensal para as pessoas mais velhas que comprovem falta de renda própria ou familiar para se sustentar.

Não é possível se aposentar sem nunca ter contribuído com a previdência. Mas fique calmo, pois existe um benefício que ampara idosos que não vão conseguir a aposentadoria. Estou falando sobre o benefício assistencial de prestação continuada o famoso BPC.

Assim, é possível que pessoas com 60 anos ou mais recebam o BPC idoso? A resposta é NÃO! Embora pessoas com 60 anos já sejam consideradas pessoas idosas, o requisito para receber o BPC LOAS é 65 anos. Ou seja, o critério do BPC Idoso é a idade mínima de 65 anos.

tiver 65 anos ou mais; for brasileiro nato ou naturalizado; tiver nacionalidade portuguesa; tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.

Aqui a regra para homens é de 15 anos de contribuição e 65 anos de idade completos. Já para as mulheres, é preciso ter contribuído 15 anos e possuir idade de 62 anos em 2023, já que a regra é 60 anos de idade + 6 meses por ano, a partir de 2020, até atingir 62 anos de idade.

Muita gente não sabe, mas pessoas com mais de 60 anos possuem direito a alguns benefícios que vão além da gratuidade no transporte público e do desconto no cinema. De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas acima de 60 anos têm direito a 50% de desconto na entrada de qualquer atividade esportiva, artística e cultural.

O benefício para esta faixa etária estava suspenso desde 1º de janeiro de 2021, por decisão do então governador João Doria e do ex-prefeito Bruno Covas. A liberação do benefício ocorrerá por meio de cartões, como Bilhete Único e TOP, usados na Região Metropolitana de São Paulo.

Oferece atendimento no domicilio, por meio de acompanhamento domiciliar aos idosos em situação de isolamento, dependência de cuidados e que não conseguem frequentar o serviço em suas atividades de convivência.

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos ...

65 anos

A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.

1.º É instituído o Estatuto do Idoso, des- tinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

Ligue para 135. Ligue para 135. Número do CPF de todos da família que morem na mesma casa.
...
Avaliação

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

e aí é o nome sujo pode impedir a aposentadoria pois bem a resposta clara e simples é não o fato de você ter o nome sujo uma. restrição no serasa e no spc. no scpc não pode incluir na sua aposentadoria. o direito de se aposentaram direito adquirido se você alcançou o tempo a idade o que for necessário para.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.