Quem te viu quem te vê ou ver?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.

Dar é o verbo no infinitivo, enquanto dá é a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo. De resto, o que posso fazer para mostrar a diferença de utilização é dar-lhe exemplos de frases em que estejam inseridas uma ou outra forma. O João dá dinheiro aos filhos.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Enxerga através da visão: 1 enxerga, olha, mira, observa, contempla, avista, distingue, descortina, divisa, entrevê.

1. Vamos ver. Expressão usada para concluir uma conversa com assunto acerca de algo que está para acontecer.

É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O uso mais corrente é «dar uma olhada em», como se confirma pelas abonações relativas à entrada olhada, no Dicionário UNESP do Português Contemporâneo: «Dê uma olhada nessas fotos.»

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Significado de Ver. verbo transitivo direto e intransitivo Captar a imagem de algo através da visão; enxergar: viu o dia claro; ela não vê.

Locução, como se vê, é usado como hipónimo de expressão; tem, portanto, um sentido mais específico: «grupo de palavras que funcionam, semântica e sintacticamente[,] como um todo, qu equivalem a um só vocábulo» (idem).

A forma correta de escrita é vamos nos ver. A construção vamos se ver está errada. A forma verbal vamos, indicativa da 1. ª pessoal do plural, exige que o pronome oblíquo esteja também na 1.

A meu ver é a forma preferencial desta expressão, sendo socialmente mais aceita. Contudo, a forma ao meu ver é igualmente correta. Nas locuções a meu ver e ao meu ver, a palavra ver é um substantivo comum masculino. São sinônimas de: na minha opinião, no meu juízo.