Quem tá menstruada não pode comer amendoim?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Sim, você comer amendoim menstruada. Aliás, não só pode, como deve! Algumas pessoas têm alergia a oleaginosas como amendoim, castanhas e amêndoas. Talvez por isso tenha sido feita essa associação de restrição ao período menstrual.

Azeite de oliva, sementes e oleaginosas, como nozes, amêndoas e amendoim, contêm ácidos graxos e vitamina E, que estimulam a liberação de endorfinas e reduzem a liberação de prostaglandina. Alimentos ricos em cálcio, como o leite e derivados, também são indicados para amenizar as cólicas.

7 alimentos que reduzem (muito!) os sintomas menstruais

  • FOLHAS VERDES. Coma folhas verdes escuras como couve, agrião, rúcula, espinafre, entre outras. ...
  • QUINOA E PIPOCA. ...
  • ABACATE. ...
  • CASTANHAS E SEMENTES DE CHIA. ...
  • BANANAS. ...
  • SEMENTES DE ABÓBORA. ...
  • FRUTAS.

Para a grande maioria das pessoas, não há contraindicações. No entanto, pessoas que costumam sofrer com herpes devem evitar o seu consumo, pois o amendoim possui alto teor de arginina.

Causas do fluxo menstrual aumentado
Essa condição pode aparecer por conta de histórico familiar e aumento do estrogênio, o hormônio que regula a ovulação, por exemplo. Ela não é grave e não tem chances de virar câncer, mas em alguns casos pode provocar muitas cólicas e um fluxo tão intenso que incomoda.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Segundo a dra. Rebeca Gerdhart, não existem alimentos específicos que aumentam o fluxo menstrual, assim como não há uma dieta indicada para quem deseja reduzir a quantidade de sangue na menstruação.

Lavar o cabelo durante a menstruação: o mito
O mito de que não se deve lavar o cabelo durante a menstruação é bastante antigo, e perpetuado principalmente pela falta de conhecimento. Mas é preciso deixar claro que a pele da cabeça e a pele de todo o corpo são realmente à prova d'água. Então não vai absorver essa água.

O grupo das castanhas e oleaginosas, para quem não sabe, é considerado um dos mais benéficos para aliviar os sintomas do período menstrual. Esses alimentos são fontes de magnésio, um mineral que ajuda a amenizar cólicas, dores de cabeça e garante mais bem-estar.

Pode ser consumido no lanche do meio da manhã, no lanche da tarde, e em algumas preparações saudáveis. Que o amendoim não contenha sódio. Consumir na forma natural, e não em preparações como paçoca ou pé de moleque, que contêm muito açúcar em sua composição.

Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Conheça os 5 alimentos vilões da TPM e como substituí-los

  • Café e chás cafeinados. ...
  • Açúcar e refinados. ...
  • Sódio. ...
  • Gorduras ruins. ...
  • Bebida alcoólica.

Alimentos: óleos vegetais, cereais integrais e nozes. Cálcio – ajuda na redução dos sintomas em geral. Alimentos: leite e derivados, porém cuidado com os queijos amarelos, pois quanto mais amarelo, maior a quantidade de gordura. Magnésio – também alivia a mastalgia e a dor de cabeça, além de melhorar o edema e a dor.

O amendoim é rico em vitamina E, e se consumido com moderação ele aumenta o desejo sexual e reforça a energia. Outro fator importante é que o amendoim é rico em zinco, nutriente muito importante para o cérebro.

Comer amendoim a noite faz mal
Mito. Não existe nenhuma evidência científica que confirme que o consumo do alimento deva ser evitado à noite.

os alimentos anti-inflamatórios são aqueles ricos em gorduras boas como castanhas, salmão, atum, sardinha, azeite, amendoim, linhaça, chia e gergelim.