Quem tá gripado pode tomar açaí?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em relação a tomar sorvete gripado ou consumir algo gelado, o efeito negativo simplesmente não existe.

Com base em estudos anteriores, eles acreditam que o poder anti-inflamatório da fruta pode melhorar a recuperação de pacientes com o novo coronavírus e ajudar a prevenir complicações causadas pela inflamação.

O mesmo princípio vale para gripe e outras viroses. Elas são causadas por vírus, não pela friagem do sorvete. Alimentos gelados também não agravam quadros virais, assim como alimentos quentes.

Além disso, é essencial que a pessoa gripada faça repouso. Primeiro porque ela não deve se expor a ambientes climatizados e correntes de ar frio, que podem piorar o quadro. Segundo, ela precisa se manter bem hidratada, mais do que se tivesse saudável, o que fica muito difícil se estiver exposta ao sol e ao calor.

Segundo a ciência, itens inflamatórios, como o açúcar, o leite de vaca e o trigo são exemplos disso. É por isso que muitas pessoas acreditam que alguns alimentos gelados, como um sorvete, piora a gripe. Não existem estudos que relacionem diretamente o consumo de comidas geladas às causas da gripe.

Frutas cítricas: laranja, kiwi, abacaxi, morango, limão ou acerola; Folhas verdes: erva-cidreira, couve ou espinafre; Líquido: Água mineral, água de coco ou leite (também se pode optar por “leites vegetais”, à base de coco, amêndoas ou outros).

No geral, o clima seco e frio piora as crises de tosse, o que também acontece quando o ambiente está cheio de partículas que causam irritação na garganta. Por isso, é interessante manter o local sempre limpo, livre de poeira e outros alérgenos, além de usar um umidificador de ambiente.

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

Veja cinco grupos de alimentos que, segundo a nutricionista do Personare Carina Müller, vale à pena investir contra a Pneumonia viral: Frutas, legumes e verduras ricos em vitamina C e vitamina A como cenoura, mamão, abóbora, brócolis, laranja, limão, mexerica, abacaxi, acerola, goiaba, açaí, kiwi.

Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como caldas, leite em pó e chocolate faz o alimento se tornar prejudicial à saúde.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

A bebida fria vai intensificar a irritação e pode causar mais tosse. Observação: os cílios fazem parte da laringe, localizada na garganta. Eles são feitos para barrar partículas e micro-organismos. Ah, também vale frisar que, em caso de tosse causada por engasgos, tomar algo gelado pode ajudar bastante.

Quando questionamos por que suamos quando estamos com febre, a resposta é simples: o corpo está utilizando todo seu arsenal de reações imunológicas para combater a presença de microrganismos invasores e, depois, retornar a temperatura para o padrão adequado para nossa saúde.

Sucos fáceis de preparar e tomar
Para preparar um suco rico em vitamina C para gripe, a recomendação é combinar frutas. Laranja, limão, acerola e morango são opções intercambiáveis. Bata as frutas no liquidificador e acrescenta água aos poucos para chegar na consistência ideal.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Como no resfriado, na gripe a presença de secreções nasais e espirros é comum. Resfriado: É causado na maioria das vezes por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais.

Primeiramente, ao deitarmos, nosso corpo aumenta a circulação sanguínea na região da face. Assim, devido à posição em que ficamos, isso provoca o edema, ou seja, inchaço das vias aéreas superiores, prejudicando a respiração e levando, consequentemente, à piora da tosse.

Compostos bioativos que auxiliam na redução da tosse
Alimentos como a laranja, acerola, kiwi, goiaba, limão e outros são ricos em vitamina C que potencializam o sistema imunológico e previne o agravamento de quadros de tosse e resfriados.

Banana. A banana é uma fruta altamente nutritiva e além de saborosa, é versátil, excelente fonte de energia e pode ser consumida sem problemas mesmo quando sentimos dor na garganta, pois é um alimento leve. É possível também comê-la em pequenos pedaços, facilitando a ingestão.

“Se alguém que está gripado dorme do seu lado, é melhor que você se afaste ou mude de cama para diminuir o risco de contágio”, diz Trilla. Além disso, também não se deve compartilhar talheres ou copos sem lavá-los antes. Trabalhar. Não se deve ir ao trabalho, ao colégio, à creche, e sequer sair na rua.