Quem tá grávida pode tomar pantoprazol?

Perguntado por: adorneles5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Uso na gravidez e amamentação: pantoprazol não deve ser administrado a gestantes e lactantes, a menos que seja absolutamente necessário, uma vez que a experiência clínica sobre seu uso em mulheres nessas condições é limitada. Estudos em animais demonstraram toxicidade reprodutiva.

Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2. Antiácidos que contêm bicarbonato de sódio, como o Sal de Fruta ENO, NÃO são recomendados.

Como Pantoprazol funciona? A fórmula do medicamento age reduzindo a acidez produzida pelo estômago, reduzindo a incidência de problemas como gastrite, gastroduodenites, refluxo gastroesofágico entre outras.

Geral: reação alérgica, inchaço facial. Gastrintestinal: prisão de ventre, flatulência, náusea. Metabólico/Nutricional: aumento de triglicerídios, enzimas hepáticas elevadas e creatinoquinase (CK). Musculoesquelético: dor nas articulações, dor muscular.

Além disso, é importante conhecer alguns dos principais medicamentos não recomendados para as gestantes, entre eles:

  • enalapril;
  • penicilina.
  • tetraciclina;
  • minociclina;
  • atorvastatina;
  • ribavirina;
  • finasterida;
  • talidomida.

Grávidas podem tomar medicamento para má digestão? A princípio, a gestante deve evitar qualquer tipo de remédio para indigestão durante a gravidez. Além disso, muitas vezes os enjoos não são necessariamente frutos da má digestão e surgem a partir do aumento dos níveis de hormônio no organismo.

Além dos alimentos listados acima, você também pode aliviar os sintomas da azia seguindo essas dicas:

  1. Tomando sorvete.
  2. Comer folhas de manjericão.
  3. Sucos de frutas.
  4. Mascar chicletes.
  5. Comer alimentos a base de grãos integrais.
  6. Bebidas fermentadas como o Yakult.
  7. Beber muita agua.

Antiácidos à base de cálcio ou magnésio, quando recomendados por médicos, podem ser uma solução para a azia em gestantes. Por outro lado, as grávidas devem evitar os que são feitos com bicarbonato de sódio.

As principais causas da azia na gravidez
Com o crescimento do feto, o útero passa a ocupar um espaço maior no abdômen. Isso atrapalha o esvaziamento do estômago tornando-o mais lento, o que facilita o refluxo dos líquidos entre o órgão e o esôfago.

A queimação na gravidez é provocada por alterações hormonais, especificamente pelo hormônio progesterona, que relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago e pode facilitar a subida dos ácidos gástricos 1. Além disso, a progesterona reduz o ritmo das contrações naturais do estômago, tornando a digestão mais lenta.

Pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã, exceto quando associado a antibióticos (Pantoprazol 40 mg) para erradicação do Helicobacter pylori, quando se recomenda a administração em jejum.

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”. >>

Este medicamento reduz a acidez estomacal, aliviando os sintomas causados por essa acidez em casos de gastrites ou gastroduodenites agudas ou crônicas, dispepsia não ulcerosa e doença por refluxo gastroesofágico.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

Para úlceras gástricas e esofagite por refluxo, em geral é adequado um período de tratamento de quatro semanas. Em casos individuais pode ser necessário estender o tratamento para quatro semanas (úlcera duodenal) ou para 8 semanas (úlcera gástrica e esofagite por refluxo).

O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

Recomenda-se a toma de manhã, com pelo menos meio copo de água.

Como tratar da dor de estômago?

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.