Quem tá enterrado no Museu do Ipiranga?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A Cripta Imperial, localizada no Parque da Independência, bairro do Ipiranga, São Paulo, guarda os restos mortais do Imperador Dom Pedro I, da sua primeira esposa, a Imperatriz Leopoldina e da segunda esposa, Dona Amélia de Leuchtenberg.

O coração de Dom Pedro I é o coração do rei português Dom Pedro IV e imperador brasileiro Dom Pedro I, preservado desde sua morte, em 1834. O órgão é mantido em um bocal de vidro, com formol, na Igreja de Nossa Senhora da Lapa. O recipiente é mantido em uma urna, fechada a chave.

9 - O interior no Monumento, inclusive a Cripta, pode ser visitado de terça a domingo ,das 09h às 17h. 10 - Desde a última edição, a visita à Cripta passou a fazer parte do nosso TOUR PELO BAIRRO DO IPIRANGA, que repetiremos no sábado (08.10).

Os restos da Princesa Isabel e do Conde d'Eu foram lá inumados na década de 1950, repatriados do Mausoléo dos Orléans, em Dreux, França.

Queluz, Portugal

Queluz é uma cidade portuguesa do município de Sintra, localizada na Área Metropolitana de Lisboa. Tem uma área urbana de 7,6 km², 79.366 habitantes em 2021 e uma densidade populacional de 10.442 habitantes por km².

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

"E viva o Brasil livre e independente!" gritou D. Pedro. Ao que, desembainhando também nossas espadas, respondemos: - "Viva o Brasil livre e independente!

Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 200 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

O coração de Dom Pedro I está preservado há 187 anos devido a uma solução conhecida da medicina: o formol. O órgão chegou ao país na manhã de segunda-feira (22) como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Tuberculose

A ideia de trazer o coração de Dom Pedro I, que está na Igreja da Lapa, no Porto, em Portugal, para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil foi da médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi (Pros), aliada do presidente Jair Bolsonaro que se tornou mais conhecida com sua participação polêmica na ...

Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança
Em 1990, seus restos mortais foram trasladados junto com os de sua esposa Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz para o Mausoléu Imperial, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis, onde repousam ao lado das tumbas de seus pais e avós, num jazigo simples.

No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D`Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald.

Localizada no Bairro de São Cristóvão, essa área de 155 mil metros quadrados, por muitos anos, foi propriedade da família Imperial Brasileira. O casarão, que hoje é o Museu da Quinta da Boa Vista, serviu como residência para Dom João VI, Dom Pedro I, Dom Pedro II e vários outros integrantes da coroa brasileira.

O projeto vencedor foi o do artista italiano Ettore Ximenes (1855 – 1926), cuja aprovação não teve a unanimidade da comissão, que estranhou a ausência de elementos mais representativos do fato histórico brasileiro a ser perpetuado.

Francisco Caminhoá

O atual edifício da catedral começou a ser construído apenas em 1884. O projeto foi encomendado ao engenheiro e arquiteto baiano Francisco Caminhoá, que concebeu um edifício em estilo neogótico, muito em voga na época, inspirado especialmente nas antigas catedrais do norte da França.

O imperador se mostrava arrependido de não ter retribuído um amor incondicional e fidelidade marital. De acordo com o pesquisador e autor Paulo Rezutti, em uma carta enviada para a Marquesa de Santos, Pedro afirmou ter sonhado com a ex-esposa na noite em que ela morreu.