Quem tá com gastroenterite pode comer banana?

Perguntado por: lparaiso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Mas há, sim, alimentos que são recomendados de maneira geral para todas as pessoas para aliviar ou não agravar sintomas, como frango sem gordura, peixe (não gorduroso), carne magra, arroz branco, maçã sem casca, cenoura, batata, caldo de feijão e banana.

Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas.

Faça uma dieta leve7: Durante a gastroenterite, é importante fazer uma dieta leve, evitando alimentos pesados, gordurosos, açucarados e condimentados, que podem piorar os sintomas. Opte por alimentos simples, como arroz branco, pão, torradas, sopa de legumes, frutas cozidas e iogurte natural.

Gastroenterite refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.

A gastroenterite viral é tipicamente uma afecção autolimitada com duração <14 dias. Os sintomas frequentes são náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser acompanhados por febre, dor abdominal e anorexia. A gastroenterite viral é a causa mais comum de gastroenterite aguda nos EUA e no mundo.

O seu tratamento passa pela ingestão de bastantes líquidos, sobretudo água, para evitar a desidratação. É importante não ficar sem comer, se possível. À medida que os sintomas melhoram, o doente pode incluir na dieta, gradualmente, comidas moles, como cereais cozinhados, bananas, arroz, compota de maçã ou pão torrado.

Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

Quais frutas que se pode comer com infecção intestinal? Uma boa dieta para infecção intestinal contém alimentos leves, de fácil absorção. Entre as principais recomendações estão os legumes e as frutas, de preferência sem casca e cozidas. Algumas boas opções são: banana verde, maçã, pêra, jabuticaba, caju, etc.

Utilize temperos na comida, como alho,alecrim, açafrão da terra e orégano. Consuma abacaxi e mamão que são frutas que auxiliam na digestão e chá de gengibre e erva doce para barriga inchada e gases. 3- Reinocular: É o momento de melhorar a qualidade da microbiota intestinal, aumentando a proliferação de bactérias boas.

O paciente com gastroenterite viral deve evitar beber suco ou refrigerante, que podem piorar a diarreia em alguns casos.

Suco de laranja tem potencial para equilibrar a microbiota intestinal.

A infecção pode ser adquirida através das mãos sujas, do contato próximo com uma pessoa contaminada, compartilhando comida, bebida ou utensílios, através de gotículas de saliva, tosse, espirros ou da ingestão de alimentos contaminados.

O leite e seus derivados são de evitar durante alguns dias, já que, muitas vezes, as gastroenterites dificultam a absorção da lactose (açúcar do leite). Os bebés podem continuar a beber leite materno ou o biberão habitual.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Fezes vermelhas (sangue visível)
Disenterias causadas por gastroenterites bacterianas também podem provocar fezes sanguinolentas.

Complicações da gastroenterite
A complicação mais comum da gastroenterite grave é a desidratação. A desidratação ocorre quando há uma perda significativa de água do corpo, bem como a... leia mais (insuficiência de líquido no organismo), que ocorre quando há bastante perda de líquido no vômito e nas fezes.

Ainda que a pessoa esteja apresentando vômito é bem importante, entre um episódio e outro, oferecer pequenos goles de líquido — especialmente água, evitando bebidas gaseificadas, que contenham cafeína, chás e sucos de frutas inapropriados, como os industrializados1.

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Infecção intestinal é grave? A Dra. Zuleica explica que a infecção intestinal “pode ser grave, principalmente pela desidratação causada pela perda excessiva e rápida de fluidos pela diarreia e pelos vômitos”.

O Ministério recomenda que o paciente com diarreia deve ficar atento e voltar aos serviços de saúde se não perceber melhoras ou se apresentar os seguintes sintomas: Piora da diarreia. Vômitos repetidos. Muita sede.