Quem tá com dor na coluna pode fazer caminhada?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

Em relação às dores nas costas, fazer caminhas pode ser uma ótima alternativa. Especialistas sugerem que andar de 30 a 40 minutos por dia podem minimizar dores e incômodos. Sabemos que nem todos tem essa disposição ou tempo, então praticar 3 vezes por semana já traz resultados positivos.

As opções de tratamento incluem, sobretudo, a fisioterapia. Mas o primeiro passo que a pessoa deve tomar é procurar um especialista em coluna para avaliar devidamente o seu quadro. Com isso, o profissional irá investigar a causa por trás dos sintomas e, a seguir, tratar adequadamente a condição.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

A crise lombar pode durar em torno de alguns dias até 12 semanas. Esse período depende do grau do quadro. Em casos de dor lombar aguda, o tempo de crise é menor, já nos quadros de dor lombar crônica, o período pode se estender por meses.

Sintomas da coluna inflamada
Os sintomas incluem dores persistentes e rigidez na região afetada, dores agudas que podem irradiar e uma incapacidade de levantar objetos pesados ou mesmo de mobilidade em geral. Se não for tratada, uma coluna inflamada pode levar a problemas mais graves como ciática e hérnias discais.

Se a dor for muito intensa para isso, não é aconselhável mais do que 1-2 dias de descanso. As formas sugeridas de exercício são hidroginástica, caminhada e pilates, entre outras, mas em caso de dúvida, fale com seu médico ou fisioterapeuta sobre qual pode ser melhor para você.

Gelo e compressas frias podem aliviar a dor, inchaço e inflamação. São mais efetivas nas distensões musculares, lesões articulares e outras condições como a artrite. Você pode utilizar uma sacola com gelo embrulhada em uma toalha ou pano.

Dirigir por longos períodos, trabalhar muito tempo sentado e o uso excessivo de salto alto, aliado ao sedentarismo e ao excesso de peso, são algumas das condições que prejudicam a coluna e geram lesões. Lesões essas que, se não tratadas precocemente, podem se tornar casos mais graves.

A posição fetal diminui a tensão do disco, abre o espaço entre as vértebras da coluna vertebral e impede que a coluna se curve para trás. Isso é benéfico para aqueles com hérnia de disco, já que a hérnia se refere a discos da coluna vertebral excessivamente empurrados para fora de seus espaços.

Relaxamento com compressas quentes
Você pode usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Tomar um banho de água quente, deixando a água cair diretamente no local da dor, também pode ajudar.

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

Normalmente a causa dessa dor é por tensão muscular, ligamentar ou nos tendões e raramente por algo mais sério. A dor na coluna pode ser aguda, iniciando de forma rápida e abrupta e melhorando dentro de alguns dias ou semanas, ou crônica, em que a dor permanece por várias semanas, meses ou até anos.

As causas comuns incluem levantamento de peso de maneira inadequada, falta de exercícios físicos regulares, obesidade, doenças reumáticas, envelhecimento e até fatores emocionais podem estar relacionados. Além desses, a postura viciosa e esforço físico são sem dúvida os principais fatores de risco.

Hérnia de disco
Esse tipo de dor na coluna é bastante conhecido e é uma das causas mais incapacitantes. Surge devido ao enfraquecimento do disco intervertebral, que é uma espécie de amortecedor. Sua função é a de evitar o atrito entre os ossos, reduzindo os impactos.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Sendo assim, é melhor restringir o repouso no leito durante o dia a poucas horas de cada vez, por não mais que dois ou três dias. É muito melhor ocupar-se de uma quantidade limitada de atividade física do que ficar deitado. Portanto, a dica é levantar-se regularmente e caminhar um pouco, o quanto puder.