Quem tá com dengue pode beber cerveja?

Perguntado por: acunha7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Segundo especialistas, durante este período, é muito importante repouso absoluto, beber muita água e interromper o consumo de bebidas alcoólicas.

“A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados”.

“A dengue é uma infecção e o organismo fica inflamando e a recuperação depois da dengue é o que faz ter a fadiga, o mal estar, mas costuma passar depois de algumas semanas e os sintomas desaparecem.

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

Problemas no fígado
A dengue, quando não tratada da maneira correta, pode provocar hepatite e, também insuficiência hepática aguda. Nos casos mais graves essas doenças podem causar danos irreversíveis no fígado, o que torna possível a necessidade de um transplante.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como:

  • dor ou rigidez abdominal.
  • vômitos persistentes.
  • inchaço em pernas, abdome e outros locais.
  • sangramento de mucosas, como as gengivas,
  • letargia ou agitação.
  • aumento do fígado.
  • alteração nos exames laboratoriais.

No calor, o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz com maior velocidade. Isto explica o aumento de casos de dengue no verão. O mosquito fica onde o homem estiver, prefere picá-lo a qualquer outra espécie e gosta de água acumulada para colocar seus ovos.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia. Em adultos, uma contagem de plaquetas de 5.000/uL está associada com manifestações hemorrágicas.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação.

O esforço físico abaixa ainda mais a imunidade, então ele corre o risco de um mal maior. A imunidade é muito baixa com a doença, então tem um nível de plaquetas pequeno. A dengue abaixa o volume de plaquetas, aí com o esforço físico também há uma baixa de plaquetas, e isso leva a agravar o quadro”, explica o Dr.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hidratação oral é fundamental para tratar os casos de dengue e deve ser iniciada tão logo detecte-se os primeiros sintomas (febre alta, dor de cabeça ou no fundo dos olhos, fraqueza, dor intensa no corpo ou nas juntas, manchas vermelhas no corpo).

Após o desaparecimento das manchas pode surgir um prurido palmo-plantar (coceira na palma das mão e planta dos pés). Os sinais de alerta e o agravamento do quadro costumam ocorrer na fase de remissão da febre.

Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

deve-se beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não é preciso fazer nenhuma dieta.

Somente o médico está apto a afirmar se o trabalhador deve ou não trabalhar, independente da idade ou sexo. No caso de diagnóstico positivo um atestado deverá ser produzido e o trabalhador deverá encaminha-lo para o RH da empresa em até 48 horas.

“Tive dengue e tive todos os sintomas que são: febre, dores nas juntas, vermelhidão no corpo, boca amarga e dor de cabeça. E fiquei ruim por uma semana. Depois o quadro foi diminuindo e logo meu marido pegou depois de uma semana.” LOC.: Os sintomas da dengue costumam durar entre três e sete dias.

As pessoas doentes devem fazer repouso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por muitos sintomas desagradáveis.

Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito.

O mosquito da dengue pica apenas durante o dia? O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite.