Quem tá com as plaquetas baixa pode tomar suco de limão?

Perguntado por: acosta8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pode sim. Não há nenhuma relação entre valores plaquetarios e a ingestão de limões...

Quanto à alimentação, não há alimentos que possam fazer subir a contagem das plaquetas.

Melhore a capacidade de coagulação com a vitamina K, que ajuda na coagulação sanguínea (importante para quem possui baixa contagem de plaquetas). Ela está presente em legumes com folhas verdes, óleos vegetais, carnes vermelhas e ovos. Consuma de 120 a 140 mcg por dia para manter a coagulação em bom nível.

A diminuição da quantidade de plaquetas, também conhecida como plaquetopenia ou trombocitopenia, pode interferir na coagulação sanguínea e levar ao aparecimento de alguns sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz e urina avermelhada.

Tratamentos para plaquetas baixas

  1. evitar esforços intensos ou esportes de contato;
  2. evitar o consumo de álcool;
  3. não usar remédios que afetem a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e anti-coagulantes.

As plaquetas, entretanto, possuem um tempo médio de vida bastante curto, de apenas 10 dias. Desse modo, o próprio organismo se encarrega de renovar a produção e o fornecimento dos trombócitos pela medula óssea. Abuso de bebidas alcoólicas.

Níveis normais de plaquetas
São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue. O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal.

4. Canela fornece cinamaldeído, composto anticoagulante. Especiaria antiga e de grande valor nutricional, a canela é outro alimento anticoagulante que merece destaque. Ela possui o composto cinamaldeído, que evita o agrupamento de plaquetas e, assim, a formação de coágulos.

Os alimentos que você pode ingerir para diminuir a contagem de plaquetas são alho, peixes e frutas. E os alimentos a evitar são aqueles com vitamina K, como repolhos, vegetais de folhas verdes e carne vermelha.

NPLATE faz com que sua medula óssea produza mais plaquetas. Isto ajuda a prevenir sangramentos e/ou hemorragias.

Instruções

  1. Coloque a água no liquidificador. Então, adicione o inhame, a laranja e a maçã.
  2. Bata até ficar homogêneo. Não coe o suco e beba imediatamente para não perder os nutrientes da bebida.
  3. Caso sobre, ponha o suco em uma jarra escura e muito bem vedada. Armazene na geladeira.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

O valor normal das plaquetas varia entre 150.000 a 450.000 por microlitro (uL). Porém, até valores próximos de 50.000, o organismo não apresenta dificuldades em iniciar a coagulação. Quando esses valores se encontram abaixo das 10.000 plaquetas/uL há risco de morte, uma vez que pode haver sangramentos espontâneos.

vitamina C

Um exemplo de vitamina boa para a imunidade é a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. Ela estimula a produção de colágeno, age como antioxidante e melhora a capacidade de cicatrização dos tecidos.

Podendo ser consumido todos os e dias e sem contraindicações, o suco de inhame tem papel importante para a melhora da imunidade e pode ser um aliado para ajudar na covid-19, por sua ação desintoxicante e curativa, melhorando problemas respiratórios.

Quando se trata de preparar suco de inhame em casa, a combinação com o limão é a que mais faz sucesso. Essa é uma alternativa rica em vitaminas e antioxidantes - o que é ótimo para fortalecer a imunidade e fazer um detox no organismo.

As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos produzidos na medula óssea. Por serem fragmentos, essas células não apresentam núcleo, sendo, portanto, anucleadas.

As plaquetas atuam na reparação de vasos sanguíneos, na coagulação do sangue para evitar perda de sangue e, ainda, liberam enzimas lisossomais que auxiliam na remoção do coágulo sanguíneo. Estas atividades ocorrem devido aos conteúdos dos grânulos alfa, delta (ou densos) e lambda das plaquetas.

Porém as Plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea, assim como a Série Vermelha é responsável pelo transporte de oxigênio para todo o organismo e, por isso eles atuam como indiretamente pela defesa.

Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil. Isso altera a produção das outras séries, ou seja, das plaquetas e dos glóbulos vermelhos, acarretando uma queda expressiva no número de plaquetas. De 150/200 mil, elas podem cair para apenas cinco mil.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.