Quem sustentou 100 profetas escondidos com pão e água?

Perguntado por: atrindade8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Obadias

4 Porque sucedeu que, quando destruiu aJezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

três anos

Quando a cruel rainha Jezabel lançou uma campanha de exterminação dos profetas do Senhor, Obadias abrigou cem desses profetas em cavernas e os alimentou, possivelmente por mais de três anos!

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

O pão representa o Senhor Jesus e a água o Espírito Santo. “Obviamente que mediante essa atitude de fé de sua parte, Deus vai responder, removendo da sua casa as enfermidades, conforme Ele promete na Sua Palavra.

Primariamente, os corvos são necrófagos, ou seja, se alimentam da carne de animais mortos. É um poderoso voador, batendo forte e constantemente suas asas, ou planando sem esforço em amplos círculos, enquanto busca alimento.

Elias

Elias contou com o Anjo enviado por Deus para ser seu ouvido, dando o que ele precisava naquele momento: água e alimento.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Elias, o profeta, é enviado a Acabe — Obadias salva cem profetas e se encontra com Elias, o profeta — Elias desafia os profetas de Baal a invocarem fogo dos céus — Eles falham — Elias faz cair fogo, mata os profetas de Baal e abre os céus para que chova.

Ezequiel profetizou e proferiu as palavras do Senhor aos judeus exilados na Babilônia na mesma época em que Jeremias estava profetizando em Judá e Daniel estava profetizando na corte dos babilônicos.

Elias mata Thanit, Pigmaleão e todos os discípulos de Baal e Aserá

No livro de I Reis 22, fala da famosa história do profeta Micaías que profetiza a derrota do Rei Acabe, ele vai contra 400 profetas que preveem a vitória de Israel diante dos Sírios. O rei Acabe fica tão nervoso que manda prender Micaías pela sua profecia.

As populações que formarão Edom parecem ser principalmente nômades sedentários de origem indígena. Assim como os povos vizinhos, amonitas, moabitas e israelitas, eles são descendentes de populações já presentes na região.

Ao estudarem o breve livro de Obadias, os alunos vão aprender a importância da irmandade e os perigos e as consequências de esquecer o mandamento de amar uns aos outros. Obadias dirigiu suas profecias aos edomitas, que eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó (ver Gênesis 25:30), e moravam no território ao sul de Judá.

Com aquelas duas refeições a Bíblia diz que Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horebe. Aqui vale lembrar que o Monte Horebe é o mesmo Monte Sinai onde Deus se revelou a Moisés. Nesse percurso Elias caminhou quase 400 quilômetros, numa viagem que levou quarenta dias e quarenta noites.

Um descendente de Davi (1Cr 3:21). Um dos chefes da tribo de Issacar (1Cr 7:3). Um capitão gadita que se juntou a Davi como aliado em Ziclague (1Cr 8:38; 9:44).

Para os cristãos, o pão simboliza o corpo de Cristo. Na oração do “Pai-nosso” é pedido a Deus “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Para os judeus, o fermento simboliza a corrupção. Por isso, eles só ofereciam a Deus pães ázimos, sem fermento.

Os primeiros cristãos compararam o corpo partido de Jesus ao grão que, após ser moído, é transformado em farinha e, depois de ter sido misturado com a água da vida e passado no fogo do Espírito Santo, se transforma em Pão.

O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

Popularmente, o corvo é interpretado como o sinal místico de mau presságio. Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

Jezabel ficou zangada e disse que ela mataria o profeta Elias. Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel. Ele viajou por 40 dias e 40 noites, jejuando enquanto viajava. Então, foi ao monte Horebe e encontrou uma caverna para se esconder.