Quem substituiu o Duque de Caxias?

Perguntado por: ecaldeira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos
Luís Alves de Lima e Silva
Sucessor(a)José Antônio Saraiva
Período3 de março de 1861 24 de maio de 1862
Antecessor(a)José Antônio Saraiva
Sucessor(a)O Barão de Porto Alegre

Por conta de sua participação na guerra do Paraguai, Luís Alves Lima e Silva seria agraciado com o título de duque. Trata-se do único brasileiro que possuiu este grau de nobreza durante o Segundo Reinado brasileiro.

Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em 25 agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-Reino de Portugal.

A Prefeitura de Duque de Caxias, em nome do prefeito Wilson Reis, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento, nesta terça-feira (22/08), da funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Fernandes dos Santos.

Pacificador e soldado de vocação, “seus atos de bravura, de magnanimidade e de respeito à vida humana conquistaram a estima e o reconhecimento dos adversários”. Genocida e racista, liderou uma repressão militar que “matou, de forma atroz, cerca de 10 mil pessoas entre a população pobre, negros e mestiços”.

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (Vila da Estrela, 25 de agosto de 1803 – Valença, 7 de maio de 1880), apelidado de "O Pacificador" e "O Marechal de Ferro", foi um militar, político e monarquista brasileiro.

A Guarda Nacional foi instituída pela ação do ministro Diogo Antônio Feijó, em 1831. Durante o período regencial, a ausência de um representante do poder real abriu caminho para uma série de revoltas e levantes que tentavam ir contra o governo.

marechal Manuel Deodoro da Fonseca

O marechal Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 – Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892), foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil.

Ele comandou o exército brasileiro. Lutou para consolidar a nossa independência. Conteve revoltas em várias regiões do Brasil e defendeu a Pátria na Guerra do Paraguai. O dia em que o duque de Caxias de nasceu - 25 de agosto de 1803 - tornou-se o Dia do Soldado.

Nascido em 25 de agosto de 1803, Caxias participou de vários episódios da história brasileira. Com mais de 60 anos de serviços prestados à Pátria, atuou na contenção de revoltas no século XIX, sendo digno de receber a menção de Pacificador do Brasil.

O Partido Conservador, pelo qual Caxias se elegeu senador, defendia o Estado centralizado e a manutenção da ordem social. Osório era do Partido Liberal, que priorizava a descentralização do poder e a maior participação dos cidadãos no processo político.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Duque de Caxias, nasceu Luiz Alves de Lima e Silva, em 25 de Agosto de 1803. Prestou serviços políticos e militares à Nação por mais de 60 anos. Sua participação em diversas revoltas que ocorreram no Brasil lhe rendeu o apelido de “pacificador”.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por 3 votos a 2, a condenação do ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB). Ele é candidato a vice na chapa à reeleição do governador Cláudio Castro (PL). Pela decisão, em sessão na última terça-feira (30), Reis fica inelegível.

Manoel Reis a propor a criação do distrito de Caxias. Em 14 de março de 1931, através do ato do interventor Plínio Casado, foi criado, pelo Decreto Estadual Nº 2.559, o distrito de Caxias, com sede na antiga Estação de Meriti, pertencente ao então município de Nova Iguaçu.