Quem sonha muito dorme mal?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Se não forem muitas noites é capaz de não sentir fortes queixas mas se os sonhos se repetirem noite após noite, de forma sistemática, os efeitos podem piorar. Teresa Paiva diz ao iSleep que “o excesso de sonhos faz com que o sono não seja reparador. O cérebro está muito activo, levando a pessoa a acordar cansada”.

Pesadelo é qualquer sonho perturbador que provoca sentimentos negativos. Os pesadelos são muito comuns na infância e tendem a ficar menos frequentes conforme o indivíduo cresce. Quando eles ocorrem de forma esporádica, são perfeitamente normais e não indicam nenhum tipo de problema.

Apesar de ainda não entendermos todas as causas dos sonhos vívidos, eles costumam estar associados a quadros neurológicos, consumo excessivo de álcool e suspensão abrupta de algumas medicações, como antidepressivos. Nesse caso, é importante procurar a ajuda de um médico para o diagnóstico e o tratamento adequado.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Quando você se move depois de acordar, os estímulos sensoriais do ambiente começam a interferir com os resquícios do sonho que ainda estão na sua mente. Isso fará com que as coisas que você lembra do sonho sumam mais rápido.

A sugestão é se concentrar no sonho e voltar a adormecer – sendo, dessa forma, mais possível retornar ao sonho com lucidez. Concentrar-se no que deseja sonhar antes de dormir e, pela manhã, anotar o sonho é outra técnica recomendada – pode-se também utilizar um gravador, e fazer isso assim que despertar.

O que é sonho lúcido? Sonho lúcido é aquele em que você sabe que está sonhando e, tendo essa consciência, pode até mesmo controlá-lo. Durante um sonho desse tipo, são ativadas algumas áreas cerebrais relacionadas à autopercepção, aos pensamentos e emoções e à tomada de decisão.

A fase R.E.M ou fase dos sonhos, é onde você gasta toda a sua energia e acorda cansado(a) no outro dia. É nessa fase que o cérebro está a todo vapor e as frequências cerebrais chegam a velocidade do estado de vigília.

Há pessoas que dizem sonhar muito; outras, que não sonham nada. Na verdade, os seres humanos sonham todas as noites, lembrem-se ou não dos sonhos que tiveram. Aliás, há trabalhos demonstrando que todos os mamíferos sonham. Para o cérebro não faz diferença se é sonho ou realidade.

É importante sonhar para organizar nossas questões internas e alinhar as nossas dificuldades do dia a dia. Sonhos nãos são premonição, mas uma reflexão interna do nosso inconsciente sobre o nosso cotidiano. Até por isso é importante anotar o que você sonha, para que se lembre daquilo que está lhe afligindo.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Os sonhos têm significados? Verdade. “Os sonhos são imagens que trazem consigo diversos significados, esses podem ter parte da nossa própria vida ou podem vir de um fundo de toda humanidade, carregamos conosco algumas imagens e possibilidades que são iguais em qualquer cultura.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

O sonho é a retratação do que o Espírito viu ou ouviu durante o sono, cuja lembrança, na maioria das vezes, se mistura com suas preocupações humanas. O sonho nem sempre é a lembrança de vivência espiritual, podendo ser simples mentalização do Espírito em torno de suas preocupações cotidianas.

Sonhar com a própria morte
Sem dúvidas esse é um sonho que tira o sono de qualquer um, mas fique tranquilo. Sonhar com a própria morte é um bom agouro. Significa que você entrará em uma nova etapa da sua vida. Mudanças estão por vir.

Quantas vezes sonhamos por noite? Entre três e seis vezes. Os mais intensos vêm no sono REM – Rapid EyeMovement Sleep, ou movimento rápido dos olhos. O REM acontece logo depois da fase do sono profundo e dura entre uma hora e uma hora e meia.

Do ponto de vista da ciência, os sonhos são, em sua maioria, ligados a acontecimentos do nosso dia a dia. Quando possuem conteúdos desagradáveis, considerados pesadelos, sinalizam que passamos o dia ansiosos ou preocupados e, esses pensamentos negativos, resultam em instabilidade no sono.

Continuar lendo Quem sonha dorme bem?