Quem sofre mais após o término?

Perguntado por: mAvila . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Diante do fim de um relacionamento romântico, as mulheres tendem a sofrer mais do que os homens. Esta foi a conclusão de um estudo que ouviu 5.705 pessoas de 96 países.

Assim, o mito de que a pessoa que termina um relacionamento não sofre, não é verdadeiro, já que o luto pela perda da relação é vivenciado por ambas as partes, e além disso, a pessoa que termina pode sentir culpa, um sentimento que em muitos casos é fonte de mal-estar para quem o sente.

Raiva

Qual a pior fase do término? Raiva : Fase em que a pessoa pode ter raiva de si mesma, se estiver sofrendo, e concluir que a responsabilidade pela separação foi dela. Ela fica hostil, pode perder a confiança nos relacionamentos, sente-se injustiçada, vitimada e não merecedora de tanta dor.

Sofrem mais, é verdade. Mas há um lado positivo na dor feminina: elas se recuperam de verdade quando a tristeza passa. Já os homens digerem o fim do namoro mais lentamente (pode durar alguns longos meses) e adotam comportamentos menos saudáveis para distrair a cabeça.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

Sim, na grande maioria das vezes, quem termina sente falta de algo único na outra pessoa! Todos somos únicos neste mundo e a pessoa que lhe deixou não vai ter mais algo que era só seu. Ela se arrepende quando se dá conta que perdeu e vai sentir sua falta.

É comum que a separação traga uma dor que vai além da emocional. Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras.

As Fases do Luto Após o Fim do Namoro

  • 1 – Negação. Ao ver o namoro se acabar, é natural que custe a acreditar que aquilo está realmente acontecendo. ...
  • 2 – Raiva. ...
  • 3 – Negociação. ...
  • 4 – Depressão. ...
  • 5 – Aceitação.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

As sete fases do fim de um relacionamento

  • Leia também. Divórcio jamais. ...
  • Desespero por respostas. O percurso até o entendimento é desgastante e muitas vezes exige pensamentos e comportamentos racionais. ...
  • Negação. ...
  • Barganha. ...
  • Recaída. ...
  • Raiva. ...
  • Aceitação inicial. ...
  • Esperança redirecionada.

A separação é dolorosa porque impõe o rompimento com a fantasia do par amoroso idealizado, além de abalar a autoestima e exacerbar as inseguranças pessoais. A ideia de felicidade através do amor no casamento influi diretamente na intensidade da dor na separação.

Dê um tempo a você
A maioria das pessoas já ouviu o velho ditado “o tempo cura todas as feridas” e isso também é verdadeiro quando se trata de relacionamentos. Esse tempo varia de pessoa para pessoa. Algumas superam a dor depois do primeiro mês, outras precisam de um ano ou até mais.

Segue algumas dicas que podem te ajudar a superar essa fase e recuperar sua autoestima:

  1. #1 – Permita-se sentir.
  2. #2 – Volte a conectar-se com sua essência.
  3. #3 – Cuide da sua saúde e aparência.
  4. #4 – Reorganize sua rotina.
  5. #5 – Faça novos planos para o futuro.
  6. #6 – Invista em autoconhecimento.

A reação do cérebro a um término
Independentemente do tempo de relacionamento, um rompimento faz o cérebro passar por um processo que lembra a abstinência. Todas as lembranças da pessoa desencadeiam uma atividade de “recompensa” no interior do núcleo caudado dos neurônios e na área tegmental ventral do cérebro.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.

Quanto tempo leva para o ex se arrepender? Estima- se que pode durar entre seis meses e dois anos, da mesma forma que o luto pelo falecimento de um ente querido, no entanto, depende de cada pessoa e suas circunstâncias particulares.