Quem sofre de Aicmofobia o que é?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Cerca de 10 em cada 100 pessoas sofrem em algum nível com o medo de agulhas, também chamado de aicmofobia. Pessoas de diferentes idades estão suscetíveis a fobia, que traz um clima de desconforto na sala de espera do laboratório.

Alguns sintomas podem indicar que você sofre de aicmofobia, como: Sensação de desmaio ao ver ou pensar em agulhas; Arritmia cardíaca ou aumento na pressão arterial ao ver ou pensar em agulhas; Falta de ar, boca seca, tremores, náuseas ou, até mesmo, ataque de pânico ou ansiedade.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

Estamos falando da talassofobia: uma fobia específica de medo do mar e do oceano.

A palavra atelofobia vem do grego Ateles, que significa imperfeita ou incompleta, e phobos, que significa medo. Os sintomas da atofobia incluem um alto grau de irritabilidade irracional dirigida a si mesmos e, em menor grau, aos outros. A fobia pode estar relacionada a algum tipo de trauma ou estresse.

O pavor de 'águas profundas', animais marinhos e da sensação causada pela imensidão tem um nome: talassofobia. Esse tipo de medo pode causar ansiedade, aversão à qualquer ambiente com águas profundas - do mar às piscinas - e também sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico.

Gatilhos desencadeadores da talassofobia

  1. A visão ou pensamento do oceano.
  2. Piscinas.
  3. Lagos.
  4. Passeios de barco.
  5. Natação.
  6. Fotos de águas profundas.
  7. Não ser capaz de tocar o fundo do mar estando na água.
  8. Filmes, como Titanic e Tubarão.

As pessoas com claustrofobia têm receio de se sentirem presas e medo de sufocar, pelo que evitam espaços fechados ou sem janelas, mas também lugares com muita gente nos quais antevejam que os seus movimentos sejam limitados. Alguns exemplos de espaços que as pessoas com claustrofobia tendem a evitar: Elevadores.

Aracnofobia é a fobia de aranhas. A pessoa que apresenta fobia de aranha mantêm distância de locais onde possam existí-las, evitam viajar para o campo ou morar em um lugar onde apareça uma aranha, mesmo sendo pequena.

Conheça as 5 fobias mais comuns entre a população

  • Acrofobia. O medo de altura atinge de 2% a 5% da população mundial. ...
  • Aerofobia. Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. ...
  • Claustrofobia. ...
  • Entomofobia. ...
  • Glossofobia.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

nomofobia

As fobias mais raras que existem no mundo, nomofobia, esse é o medo de ficar sem o celular. E a pessoa que tem isso. se não ficar mexendo nas redes sociais. ou se, por exemplo, a bateria do celular estiver acabando, ela pode ter até um ataque de pânico.

Tratamento da autofobia
Não existe ainda um tratamento específico para curar a autofobia. No entanto, a psicoterapia pode ser uma ótima alternativa. Nela, serão tratados pontos que podem desencadear essa fobia, além de fazer o paciente compreender o que sente e porque sente quando tem essa fobia.

A necrofobia é uma fobia específica de coisas mortas. Tal fobia gera um desconforto e ansiedade na pessoa quando ela vai em velórios e necrotérios. Como se trata de uma fobia, a necrofobia é irracional, exagerada e desproporcional em relação ao tamanho do risco que coisas mortas oferecem.

Glossofobia: medo de falar em público.

Lista com alguns nomes de fobias

QuionofobiaMedo de neve
QuiraptofobiaMedo de ser tocada(o)
RabdofobiaMedo de ser severamente punido
RadiofobiaMedo de radiação, Raio X
RanidafobiaMedo de rãs e sapos

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

Ou seja, uma pessoa que tem medo de algo ou algum lugar que pareça muito maior do que ela. Por exemplo, medo de edifícios muito altos, de estátuas gigantes, grandes navios, baleias ou cachoeiras. A megalofobia é o medo irracional de objetos muito grandes, como prédios altos, por exemplo.

Keywords: Emetophobia, fear of vomiting, phobia of vomiting, vomit phobia. A emetofobia ou fobia de vômitos - que inclui o medo excessivo de vomitar ou de ver outras pessoas vomitando, desencadeado por estímulos internos e externos - é um transtorno de ansiedade ainda não bem caracterizado1.

Não há estimativas sobre a prevalência da nictofobia entre a população brasileira. O que se sabe, segundo o DSM-5, é que as fobias específicas atingem de 7% a 9% da população dos Estados Unidos, e podem chegar a 16% em adolescentes.