Quem sofre de aicmofobia?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Indivíduos com medo de agulha sentem um mal-estar que vai muito além da própria picada ao tomar uma injeção, tirar sangue e fazer exames. O medo ou pavor e a vontade de se preservar do momento faz com que a pessoa se sinta sufocada.” Trata-se, então, de um medo inconsciente.

Acaricie a pele cuidadosamente e faça pressão sobre a área que será “espetada”. Assim que souber em que parte do corpo ela será aplicada, acaricie a pele e pressione o local perto de onde a agulha entrará. Isso prepara o corpo para a pressão dela e diminui o “choque” causado pela inoculação.

De modo geral, deitar-se ou elevar um pouco as pernas enquanto se toma a injeção pode aliviar o medo e os sintomas de mal-estar, pois essa postura facilita a circulação sanguínea diminuindo as chances de desmaio.

Termo usado para explicar o medo irracional de se envolver em jogos amorosos. A pessoa evita carícias, beijos, preliminares, tudo relacionado ao jogo da sedução, do contato íntimo com o outro (e não só amoroso, sexual). Para quem sofre desta fobia é impensável se envolver com alguém.

Cerca de 1 em cada 10 pessoas sofrem em algum nível com o receio de agulhas, também chamado de aicmofobia. Pessoas de diferentes idades estão suscetíveis a essa fobia, o que pode criar um clima de desconforto na sala de espera do laboratório.

Mas o que fazer? Você pode aceitar a situação e procurar outra carreira na área da saúde que não te exponha ao seu temor, ou tentar superar o medo.

As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são de apenas 0,3%, segundo dados da SES. Ainda de acordo com o médico, as vítimas dos ataques que procuraram ajuda podem ficar tranquilas.

As agulhas com espessura mais fina causam menos dor, mas não podem ser escolhidas para qualquer tipo injeção. “Depende do tecido que você quer alcançar. Para injeção intradérmica e subcutânea, a agulha deve ser fina, pois vai atingir uma região superficial.

Qual é o motivo, então? Existem outros sinais físico-químicos que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas, particularmente o calor, o vapor d'água, a umidade, sinais visuais e, o mais importante, os odores exalados pela pele.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

“A maioria das pessoas não sente nada, ou sente uma pequena dorzinha muscular. Isso tem a ver com o volume de líquido injetado também. Aquilo tem que ocupar um espaço dentro do músculo e pode gerar dor. Se você comprimir, vai ter dor; se fizer movimento naquele músculo, vai ter dor.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

fo·bo·fo·bi·a a. 1. [ Psicopatologia ] Medo patológico dos próprios medos.

Choro incontrolável; Arrepios, extremo desconforto; Aumento do ritmo cardíaco; Coceira e formigamento por todo o corpo.

1 – Fobia de vegetais: Lachanofobia
O medo de vegetais é real e tem nome: lachanofobia! Tudo neles incomoda: a forma, o cheiro, a textura… Geralmente, quem sofre dessa fobia tem medo excessivo de um vegetal em específico.

Saiba como são algumas das fobias mais raras e incomuns

  • Crematofobia. É difícil entender que, no mundo de hoje, haja pessoas com medo de dinheiro. ...
  • Catisofobia. ...
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia. ...
  • Anemofobia. ...
  • Clinofobia. ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • Ablutofobia.

Aicmofobia - Medo de Agulhas e/ou Injeção.

Estar motivado para ser um bom enfermeiro pode ser difícil quando você tem ansiedade, mas há maneiras que irão ajudá-lo a ser uma profissional melhor, se você trabalhar diariamente em seus pontos fracos. Confira três maneiras de combater sua ansiedade e melhore sua qualidade de vida.