Quem sobreviveu a traumatismo craniano?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Rodrigo Mussi não é o único, outros artistas conseguiram superar o traumatismo craniano; entre eles Maguila, a cantora Giulia Be e a atriz Bárbara Paz.

Uma das causas do acidente vascular cerebral após o trauma foi uma lesão na cabeça ou vasos sanguíneos no pescoço dirigidos ao cérebro, que podem ser uma fonte de formação de coágulos sanguíneos que causam um acidente vascular cerebral.

A técnica tradicional custa aproximadamente R$ 200 mil por paciente. O novo procedimento tem um custo oportunidade de 10 mil reais, o que torna possível expandir a metodologia para atender a demanda da população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Traumatismo craniano grave. Nos adultos que tiveram um traumatismo craniano grave, a maior parte da recuperação ocorre dentro dos primeiros seis meses, apesar de a melhora poder se prolongar até muitos anos.

Prognóstico. A maioria das pessoas com uma lesão pequena na cabeça se recuperará completamente dentro de 1 a 2 dias.

Como a calota craniana é um compartimento limitado, a massa encefálica não tem para onde crescer, o que requer medidas para reduzir o inchaço. O período do inchaço é variável. Pode ser de 2 a 3 dias, ou até mais.

Por convenção, a gravidade da lesão cerebral é inicialmente definida pelo GCS: 13 a 15 é TCE leve. 9 a 12 é TCE moderado. 3 a 8 é TCE grave.

Estudos revelam que pessoas que sofreram pancadas na cabeça podem apresentar declínio cognitivo e demências. Pancadas na cabeça têm consequências imediatas e tardias. Esse foi um dos temas discutidos no congresso da American Neurological Association, de 2018.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

9) Traumatismo craniano
Apesar da possibilidade de um trauma craniano não comprometer a condução por mais de algumas horas, uma lesão mais grave poderá resultar em lesão cerebral.

O que o TCE pode causar
A principal complicação envolve a descompensação da PIC e herniação, isto é, protrusão do cérebro para fora do compartimento intracraniano.

Por que parte da calota craniana é guardada no abdômen? “Posteriormente, a calota vai ser recolocada no crânio. Ela precisa ser preservada de infecções e reabsorção óssea. Precisamos guardar em algum lugar, porque não pode deixa-la na cabeça.

Embora todas as precauções sejam tomadas para evitar complicações, os riscos potenciais podem incluir infecção, sangramento excessivo durante e após a cirurgia, dificuldade de deglutição, acidente vascular cerebral, convulsões, fraqueza ou paralisia e outros problemas.

A tricotomia ou “raspagem” dos cabelos fica a critério do cirurgião e do paciente. Homens geralmente concordam em raspar toda a cabeça, mulheres geralmente preferem que seja feita uma pequena tricotomia no trajeto da incisão para que possam cobrir a falha capilar com o restante do cabelo, quando longo.