Quem sifre de Aicmofobia?

Perguntado por: ocunha9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Indivíduos com medo de agulha sentem um mal-estar que vai muito além da própria picada ao tomar uma injeção, tirar sangue e fazer exames. O medo ou pavor e a vontade de se preservar do momento faz com que a pessoa se sinta sufocada.” Trata-se, então, de um medo inconsciente.

A talassofobia é o medo do mar. Como qualquer outra fobia, é um transtorno de ansiedade, e difere da aquafobia, que é o medo da própria água.

Nictofobia é uma fobia específica relacionada ao escuro. Tal transtorno está catalogado no Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, na sigla técnica) e representa o excesso de ansiedade quando alguém se expõe a cenários de penumbra ou completa escuridão.

É este o fenômeno que chamamos de “farmacofobia” neste texto: a aversão irracional ao uso de medicamentos. Um fenômeno que ignora que medicamentos utilizados racionalmente propiciam benefícios tanto aos pacientes quanto ao sistema de saúde.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

Segundo a dra. Luciana Siqueira, psiquiatra do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, a agorafobia talvez seja o tipo mais comum; dentre as fobias específicas, o medo de insetos se destaca. Mas, no geral, todas as fobias são bem frequentes.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.

A oneirofobia é o medo que as pessoas sentem de sonhar. O termo surge quando a pessoa tem muitos sonhos ou sonha com frequência. Também surge através dos pesadelos frequentes, deixado a pessoa sem autoconfiança de sua mente, a impossibilitando de dormir ou sequer descansar.

5 sinais de Fobia Social. A fobia social é um distúrbio no qual as pessoas evitam situações sociais de forma tão intensa que comprometem a qualidade de vida.

O CID F40 indica que o paciente sofre transtornos que provocam ansiedade diante de determinadas situações. Isso acontece mesmo quando essas situações não representam um perigo real.

Megalofobia significa “medo de coisas grandes”. Ou seja, uma pessoa que tem medo de algo ou algum lugar que pareça muito maior do que ela. Por exemplo, medo de edifícios muito altos, de estátuas gigantes, grandes navios, baleias ou cachoeiras.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

Fobia de espelho, chamada de catoptrofobia, é o medo irracional e mórbido de espelhos. Quem sofre desta fobia específica enfrenta um horror intenso de ver sua própria imagem ou de qualquer outra pessoa, ou objeto, refletivo em um espelho.

Tratamento da autofobia
Não existe ainda um tratamento específico para curar a autofobia. No entanto, a psicoterapia pode ser uma ótima alternativa. Nela, serão tratados pontos que podem desencadear essa fobia, além de fazer o paciente compreender o que sente e porque sente quando tem essa fobia.