Quem serviu quem Jacó e Esaú?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Pela boca de seu próprio pai, Esaú recebe a notícia de que seria servo de seu irmão. Portanto, para o nosso caso, é irrelevante Esaú jamais ter servido, de boa mente, a Jacó. O fato é que Esaú era seu servo, e apesar de toda a rebeldia, isso não podia ser mudado.

Por mais que sejam irmãos gêmeos, eles têm grandes diferenças, seja no visual ou na personalidade. Enquanto Jacó é pacífico e ligado às atividades domésticas, Esaú se interessa pela caça, além de mostrar um comportamento feroz e controverso.

Esaú e Jacó foram filhos de Isaque, netos de Abraão. A história deles está relata em Gênesis, primeiro livro da bíblia. Antes mesmo de nascerem o Senhor havia dito que o mais velho serviria o mais novo, e que duas nações estavam sendo geradas no ventre de Rebeca, esposa de Isaque e mãe dos meninos.

Em “Esaú e Jacó”, é importante nos atentarmos ao frequente jogo de opostos que o autor faz, pois os gêmeos são idênticos em aparências mas são diferentes em todo o resto, desde em relação a suas personalidades, até em suas opiniões.

Os gêmeos embora "iguais" na aparência são "inimigos" desde o ventre materno sendo um impulsivo e deslumbrado e outro conservador e dissimulado. O maior conflito entre eles, na narrativa machadiana, é de caráter político, pois um é republicano e o outro monarquista.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.

Depois de 20 anos, Esaú e Jacó iriam se encontrar. Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú.

Ao contrário do esperava, ele foi recebido pelo irmão com um abraço. Jacó caminha até Esaú e, lhe tratando por “senhor”, se ajoelha para pedir perdão. Ao contrário do que imaginavam, Esaú abandona suas armas e vai ao encontro de Jacó de braços abertos.

Ao prosseguirem sua jornada, Jacó se preocupou que seu irmão gêmeo, Esaú, procurasse vingar-se dele. Jacó preparou presentes para seu irmão, orou para que o Senhor protegesse sua família e recebeu a confirmação divina de que ele e a família seriam preservados.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.

Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

A caracterização dos personagens é sucinta, porém eficiente. Esaú é um caçador, homem tosco, marcado pela corporeidade, enquanto Jacó é sedentário, homem cerebral, que planeja minuciosamente suas ações.

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

Ele pediu um pouco da comida ao seu irmão, mas Jacó exigiu um pagamento: o direito de filho mais velho. Esaú, pensando só com a barriga, aceitou e fez um juramento, transferido seu direito de filho mais velho para Jacó (Gênesis 25:32-34). Assim, Esaú vendeu sua herança por apenas um ensopado vermelho!

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Depois de 20 anos, Esaú e Jacó iriam se encontrar. Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú.

Gênesis: Esaú vira as costas para Deus e recebe a maldição de Ismael; saiba como.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.