Quem semeia maldade colhe a desgraça?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio.

Provérbios 22:8 Quem semeia injustiça colherá desgraça, e o castigo de sua soberba será completo. Quem semeia injustiça colherá desgraça, e o castigo de sua soberba será completo. O que semear a perversidade segará males; e a vara da sua indignação falhará.

22:8 Colhemos o que plantamos
“O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto.” Um exemplo de consequência moral, quem semeia a maldade colherá maldade e será castigado por se próprio ódio.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.

Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio.

7 Não aerreis: Deus não se deixa bescarnecer; porque tudo o que o homem csemear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

Leia artigo de Sérgio Alves. Em Gálatas 6:7-8, está escrito: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas, o que semeia para o Espírito do Espírito, colherá vida eterna.”

No Livro dos Provérbios, Provérbio 6:16-19, existe uma lista das sete coisas que o Senhor condena, e uma delas é "aquele que semeia a contenda entre irmãos". O termo aparece em algumas traduções, mas também pode ser "aquele que promove a discórdia".

A Lei da semeadura é um princípio geral que ensina que todos colhem aquilo que semeiam. A Bíblia não usa essa expressão, mas ensina essa verdade em diversas passagens e em diferentes analogias. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

O que semeia a injustiça colhe a desgraça, e a vara da sua indignação será destruída.

Quem planta discórdia, colhe ódio. Quem colhe ódio, desperta a morte.

Dentro deste versículo, podemos entender que os pais têm a responsabilidade e a obrigação, de se comprometerem em ensinar e disciplinar os seus filhos, de modo que venham agradar a Deus. O segundo ponto aqui a destacar. Devemos como pais, nos dedicar a ensinar nossos filhos o caminho para se achegar a Deus.

1 O homem que ao ser muitas vezes repreendido endurece a cerviz será adestruído de repente, sem que haja cura. 2 Quando os justos se aengrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo bgeme.

Aqui está uma das grandes leis da sabedoria de Deus em governar um povo. O mandamento “Não furtarás”, protege a propriedade de outras pessoas e inclui a advertência de Provérbios. Na realidade, o Senhor condenou até mesmo o desejar de propriedade alheia com o Seu mandamento, “Não cobiçarás”.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou afraco, então sou forte.

21 O que segue a justiça e a benevolência achará a avida, a justiça e a honra. 22 À cidade dos fortes sobe o sábio, e derruba a força da sua aconfiança. 23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.

Dicas para colher coisas boas na sua vida

  1. Busque agradar a Deus. Quando nossas decisões e ações são feitas em obediência a Deus e à Sua Palavra, estamos plantando ações que nos trarão benefícios eternamente.
  2. Saiba que todas ações trazem consequências. ...
  3. Busque uma vida abundante.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Vemos de forma clara um princípio importante no versículo abaixo: “… aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará” (2 Co 9.6). Isto fala da colheita na exata proporção do plantio!