Quem semeia com lágrimas colhe com alegria?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

O Salmo 126 é um cântico comunitário de confiança que habilmente emprega metáforas para proclamar Deus como aquele que traz alegria da tristeza, riso das lágrimas e bem do mal. É a história de um grupo de pessoas relembrando um momento de grande alegria e esperando por ele novamente.

Salmos 126:5-6 NVI
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

Ao chorarmos crescemos nos conhecemos e deixamos Deus agir por nós. Somente os que choram serão consolados. ”Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mateus 5:4) O choro nos aquieta nos faz pensar e entender boa parte dos nossos dramas.

O que significa semear em lágrimas? Significa trabalhar por algo que vale a pena, mesmo que precise pagar um alto preço no meio do sofrimento.

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos."

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Levar a preciosa semente é levar a Palavra Revelada, que vem da Eternidade!

3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres. 4 Faze-nos regressar outra vez do cativeiro, SENHOR, como as correntes do Sul. 5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.

Créditos. É provável que este salmo tenha sido escrito, quando o Senhor trouxe os judeus de volta da Babilônia para a própria terra deles sob Zorobabel.

No Salmo 126 estudo veremos que Deus faz grandes coisas em favor dos que o buscam. Este cântico dos degraus relata a celebração dos que estavam exilados por causa do cativeiro babilônico. Além de nos dá livramentos físicos, o Senhor também nos livra do cativeiro do pecado e da perdição.

O salmo 126 é uma das passagens da Bíblia que tratam da volta e libertação de Israel depois de muitos anos de escravidão na Babilônia, e relata também a necessidade de se esforçar para colher bons frutos e renovar a fé e a força em suas atitudes.

“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor.

(Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence. 7- Deus tem um plano para você – 'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.'

Jesus chorou. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro.

Mas Ele diz: "Felizes os que choram, porque serão consolados." (Mt 5.4.) No reino deste mundo, aqueles que não têm o Senhor, que ainda não conhecem esta experiência viva da redenção e do caminhar com Cristo, não sabem o que é a felicidade e nem o que é o choro no Espírito.

bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles ...

O choro é a primeira forma de comunicação do ser humano. “O bebê chora porque não sabe falar - as lágrimas são interpretadas como um apelo, demanda a atenção do outro”, diz. Já na vida adulta, a ordem é invertida: o choro, como pedido de atenção, representa sentimentos que palavras não dão conta de expressar.

A analogia utilizada por Davi é sobre o fenômeno denominado torrentes do Neguebe, que também é conhecido como águas do sul, o leito dos ribeiros do deserto. No que consistia o fenômeno do passado e que ainda existe no presente? Neguebe é o nome do deserto que ocupa cerca de 60% do território de Israel.