Quem segura o buquê da noiva durante a cerimônia?

Perguntado por: omorais7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A noiva dá o braço esquerdo ao seu pai – ou à pessoa escolhida para a escolta – que a conduzirá até o altar para entregá-la ao noivo. A noiva segura o buquê com a mão direita e, ao se aproximar do altar, deve transferi-lo para a mão esquerda. Lado a lado – o noivo à direita da noiva – caminham até o celebrante.

Segure o buquê mantendo o indicador e polegar o mais alto possível para conseguir sustentar o peso das flores. Os outros dedos deverão permanecer fechados em volta do buquê sem estrangulá-lo. Nunca segure no meio da haste, no final da haste ou com as duas mãos.

CORTEJO DE ENTRADA
Na sequência, quem adentra à cerimônia é a florista (caso haja) e depois aparecem os casais de padrinhos – alinhados entre um casal de padrinhos do noivo e um da noiva.

Entregue ele para alguém especial. O típico é jogar para as amigas solteiras. Mas, você pode escolher alguém especial para dar de presente. Outra ideia é pedir que o seu buquê seja feito de uma maneira que possa ser separado e assim você poderá entregar a mais de uma pessoa.

Noiva. A noiva entrará com seu pai, que estará ao seu lado esquerdo. A noiva é a única mulher que entra do lado direito. No caso da noiva não ter o pai presente, ela poderá entrar com seu avô, com o padrasto, com um parente próximo, com um amigo ou o próprio filho.

A história do buquê de noiva
Na Grécia, o agrupamento de ervas e grãos em um formato de buquê representava o desejo de uma união frutífera aos casais. Ramos de ervas e alho atrairiam bons fluidos e, segundo a crença popular, afastariam o mau-olhado.

Quem conseguiu o almejado buquê pode levá-lo para casa e colocá-lo em um vaso bem bonito e fazer uma oração para abrir os caminhos para o amor verdadeiro. Outra simpatia é colocar uma das pétalas dentro da fronha do travesseiro para sonhar com o futuro marido.

Te ajudamos com algumas ideias.
...
São elegantes, simples e prezam por uma atmosfera clássica.

  1. Lá vem a noiva.
  2. Chegou o grande momento.
  3. Here comes the bride.
  4. Deus sonhou com este momento.
  5. O "sim, eu aceito" está próximo.

Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo. A saída da igreja: Finalizada a cerimônia, os noivos saem de braço dado, seguidos das damas e pagens, os padrinhos e restantes convidados.

Com toda a honestidade, jogar o buquê não é algo que seus convidados irão implorar para ver, então, se preferir não jogar, tudo bem! Pode até preservá-lo, mandando para desidratação. Assim você pode tê-lo consigo por muitos anos.

Já vi mãe de florista revoltada por causa disso. Super normal! Na verdade, a regra é clara: quem paga a roupa da daminha e do pajem é a noiva! Ela é responsável por todas as despesas de roupas e acessórios, já que é ela quem vai determinar o estilo do traje que eles usarão na festa; exceto o salão!

A grande maioria das cerimônias é composta por daminhas e floristas. Esses papéis devem ser feitos por crianças preferencialmente mais extrovertidas e não tão pequenas. A idade ideal seria acima dos 4 anos, pois as mais novinhas geralmente desistem na hora h ou criam problemas no momento da entrada.

1) Entrada das alianças
Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.

Formas de eternizar o seu buquê de noiva

  1. Desidratar e emoldurar. A forma mais eficiente de, literalmente, guardar o seu buquê completo. ...
  2. Desenho com as flores. Também utilizando a técnica de desidratação, você pode usar as flores do seu buquê – e não ele completo – para fazer um novo desenho e enquadrar. ...
  3. Pintura.

Uma forma aderida principalmente pelas noivas mais religiosas é o buquê de Santo Antônio. Consiste em fazer uma miniatura do santo casamenteiro, quem pegar será abençoada!

A Empresa. Bouquet Desidratado é uma empresa pioneira e especializada em desidratação de flores desde 1986. As flores naturais são desidratadas e preservadas em cores vivas, sendo um trabalho diferenciado e exclusivo para cada noiva.

O pai da noiva paga as despesas do casamento
Já não há obrigatoriedade do pai arcar com as despesas do casamento da filha, ao menos que ele possa e queira assumir estas despesas. Hoje em dia, muitos pais, tanto da noiva quanto a do noivo, ajudam voluntariamente com os preparativos e gastos, mas isso não é uma regra.

Durante a preparação do casamento, ela deve estar por perto e se esforçar para que tudo ocorra bem. Pode assumir tarefas, como a entrega de convites, ajudar na escolha do vestido, participar das provas, dar pitacos nos acessórios e sapatos, organizar o chá de cozinha e acompanhar a irmã nas visitas aos fornecedores.

O dourado, o marsala e até mesmo o azul são as cores queridinhas das matriarcas. Detalhes em pedras podem dar ainda mais destaque aos vestidos das mães de noivos. A renda também é um tecido que faz muito sucesso, uma vez que ela é bem maleável, dá um tom clássico e requintado ao modelo.

A tradição tem a ver com a China, onde o arroz é símbolo da prosperidade. Segundo a lenda, há mais de 4 mil anos, um mandarim encomendou para o casamento de sua filha uma chuva de arroz, para demonstrar a todos a sua riqueza. Foi a partir daí que o ato se tornou um ritual.