Quem segura o bebê na hora do batismo?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A madrinha segura a criança, e o padrinho, com vela branca na mão (às vezes a madrinha segura a mão do nenê em torno da vela), "fazendo o papel de padre", pergunta para o nenê se quer ser batizado. Se a criança é grande, responde ela mesma, mas em geral é a madrinha que responde.

Na tradição católica, o batismo é o ritual de iniciação cristã e, geralmente, é realizado em crianças. Neste caso, os pais e padrinhos assumem a responsabilidade de criar e educar os filhos de acordo com os preceitos da igreja.

Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Para que serve a toalha batizado? Primeiro, vamos esclarecer para que você precisará de uma toalha batizado. Bom, mamãe, como você já deve estar imaginando, a toalha será utilizada por você mesma, ou pela madrinha do seu pequeno para secar a cabecinha dele na pia batismal depois que o padre a molhar com água benta.

Quem são os responsáveis por isso? Primeiramente, levando em consideração a tradição, os padrinhos sempre foram os principais selecionados para esse tipo de compra. Porém, nos dias de hoje, esse tipo de padronização vem mudando bastante, onde isso não é unicamente e exclusivamente função dos padrinhos.

Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

Em um batizado, a madrinha carrega o afilhado no colo até a pia batismal. O padrinho deve ficar ao seu lado sempre. Lá, o padre derrama na cabeça da criança a água, simbolizando a nova vida que o iniciado terá a partir daquele momento. Com isso, o padre recita as preces do batismo.

Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Se forem solteiros (que não convivem maritalmente) basta que sejam católicos e confirmados na fé (que receberam o sacramento da Crisma).

Se você está nessa situação, não tenha medo de recusar o convite, delicadamente. Não é pecado. Não se preocupe: a criança não deixará de ser batizada por isso. Certamente encontrarão outra pessoa para a função.

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Jóia para bebê
É uma ótima opção, pode ser aquelas com plaquinhas escritas o nome do bebê, com pingentes delicados, alfinete e até mesmo o primeiro brinquinho.

Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê. A dinda é uma pessoa especial, amiga ou da família que é escolhida pelos pais da criança, e que tem como objetivo ajudar na educação da criança e prestar apoio moral e/ou financeiro, se for necessário.

Especialistas dão dicas para escolher o que vestir em um batizado pela manhã

  • Evite roupas curtas. Em igrejas e templos nunca devemos usar roupas curtas ou decotadas, isso é questão de respeito, esse não é o ambiente para sensualizar. ...
  • Use cores discretas. ...
  • Cuidado com a maquiagem. ...
  • Escolha a roupa certa para a criança.

Quando alguém quer colocar alguma menina nova como madrinha e não pode por causa da idade, dá ela uma toalhinha pra ela secar a cabecinha do bebê depois do batismo, e aí ela era considerada a madrinha da toalha (uma forma carinhosa de amadrinhar), quando colocava uma toalhinha no bebê depois de secar a cabecinha.

Os presentes mais comuns para esta ocasião são aqueles relacionados ao sacramento, como a toalha de batismo*, roupinha* ou então uma medalha*, ou joia que represente este momento. São itens que serão usados durante o evento, mas que poderão ser guardados como lindas lembranças deste momento tão especial.

Apesar de não haver uma restrição referente a isso, observando a maioria dos batizados e sabendo que aquele momento é o momento que você está entregando a vida do seu filho para Deus, o mais aconselhável é o uso de cores neutras e até mesmo em tons bem claros.