Quem se preocupa demais?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A pessoa que se preocupa excessivamente não aproveita o presente. Sua mente está ou tentando desvendar o futuro ou apegada demais ao passado. Ela fica nervosa, ao mesmo tempo procurando uma saída para suas preocupações e incapaz de se desfazer do hábito nocivo.

A preocupação em excesso leva a pessoa a ter dores de cabeça, úlceras, insônia e problemas na pele, só para citar algumas das consequências físicas. Os efeitos emocionais são ainda mais difíceis de lidar, como a paranoia, a fobia, a ansiedade, a depressão e o transtorno bipolar.

O excesso de preocupação pode causar ansiedade? Pode principalmente se a preocupação for algo que esteja fora da autonomia da pessoa. Quanto menos governabilidade ela tiver sobre uma determinação situação, e maior for a preocupação, maior tende a ser a ansiedade.

Para combater a preocupação em excesso, desconecte-se por um tempo dos problemas e mude o seu foco, ainda que seja por um breve momento. Descanse, dedique-se a algum hobby, passeie com a família e relaxe. Deixar de descansar ou se divertir não resolve. Pelo contrário, isso compromete a saúde mental e agrava a situação.

O altruísmo é um nobre sentimento. A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa do serviço prestado.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal. Fonte: Bíblia | Nova Versão Internacional.

A preocupação crônica também pode ser um sintoma importante do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um transtorno de ansiedade comum que envolve tensão, nervosismo e um sentimento geral de mal-estar que afeta toda a sua vida. Nesse caso, o ideal é sempre procurar um especialista.

A função da preocupação é, acima de tudo, nos distanciar do perigo. É uma resposta do nosso cérebro a ameaças potenciais. Por exemplo, se você precisar andar à noite em uma área desconhecida, você imediatamente se preocupa com a sua segurança e traça uma rota com base no que será mais seguro.

Confira a lista que preparamos com 6 formas de relaxar a mente.

  1. 1 – Praticar atividades físicas. ...
  2. 2 – Dormir bem. ...
  3. 3 – Meditação. ...
  4. 4 – Cuidados com a alimentação. ...
  5. 5 – Exercícios de respiração. ...
  6. 6 – Alongamento.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer
A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

A preocupação tem o foco verbal enquanto a ansiedade inclui também imagens mentais. A preocupação nos leva a falar o que estamos sentindo, já a ansiedade gera imagens mentais que levam ao aumento de respostas físicas, como a cardiovascular. Essa resposta é mais intensa e pode causar prejuízos para o organismo.

Aquele que pensa nos outros ou que pensa mais no outros que em si, solidário, caridoso, contrário de egoísta. Exemplo de uso da palavra Altruísta: Marcos é altruísta; sempre que pode ele ajuda os outros.

Se o altruísta se dispõe a ajudar, sob quaisquer circunstâncias, um semelhante por ver que há uma fragilidade que precisa ser apoiada, e ele pode fazer isso, a empatia garante que isso seja feito sem que se queira modificar o jeito de ser daquele indivíduo.

O antônimo de altruísta é egoísta, e uma pessoa que não é altruísta é egocêntrica, ou seja, pensa sempre em primeiro lugar nos seus próprios interesses e nunca no dos outros.