Quem se nega a disciplinar seu filho?

Perguntado por: oramires4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

Neste livro há outros textos que determinam no mesmo sentido: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina (13.24); “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo (19.18); “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a ...

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

“Não obstante, o Senhor julga conveniente castigar seu povo; sim, ele prova sua paciência e sua fé. Entretanto, quem nele confia será elevado no último dia. E assim foi com este povo” (Mosias 23:21–22). O Senhor os fortaleceu e aliviou seus fardos até que mal podiam senti-los sobre as costas.

Quem rejeita a disciplina despreza a si mesmo, mas o que aceita a repreensão adquire entendimento.

Quem odeia a disciplina e se mostra cada vez mais teimoso, Num dia inesperado, verá sua vida desabar, mas será tarde demais para receber ajuda. Quando os justos têm conquistas, todos ficam contentes, mas, quando o governador é mau, todos gemem.

A Constituição Federal, em seu art. 227, atribui à família o dever de educar, bem como o dever de convivência e o respeito à dignidade dos filhos, devendo esta, sempre primar pelo desenvolvimento saudável do menor. No mesmo sentido, o art. 229 da CF/88 atribui aos pais o dever de assistir, criar e educar os filhos.

Os pais são os tutores dos filhos de Deus e devem ensiná-los, educá-los e cuidar deles. Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Provérbios 4:1-14 NVT
Meus filhos, ouçam quando seu pai lhes ensina; prestem atenção e aprendam a ter discernimento. Pois a orientação que lhes dou é boa; não se afastem de minhas instruções.

4 E vós, apais, não provoqueis à ira vossos bfilhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Uma mãe segundo a Bíblia

  • #1 Saber enxergar o valor dessa missão. A maternidade é, certamente, uma missão. ...
  • #2 Praticar o amor do Senhor na educação dos filhos. ...
  • #3 O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar. ...
  • #4 Saber que os filhos são do Senhor. ...
  • #5 Orar e declarar bênçãos sobre seus filhos.

8 VALORES E VIRTUDES PARA ENSINAR AO SEU FILHO

  • COMPAIXÃO. Exercer compaixão é uma forma também de exercer empatia. ...
  • DILIGÊNCIA. O diligente é aquele que não negligencia uma tarefa até que a mesma seja executada. ...
  • GENEROSIDADE. Dar e compartilhar. ...
  • HONESTIDADE. ...
  • INTEGRIDADE. ...
  • LEALDADE. ...
  • PERSEVERANÇA. ...
  • RESPEITO.

Toda criança é rebelde e desobediente por natureza, mas a vara da disciplina a ensinará a se comportar.

O Salmo 127, por exemplo, é muito indicado para pedir que Deus proteja os filhos.

Deixe com humildade as dores deles com eles. Faça esse afastamento sem arrogância, sem julgamento, sem raiva... sem apontar o dedo em direção aos pais cobrando que eles deveriam ser diferentes... Com humildade, você reconhece que eles tem as questões deles, e os respeita por isso!

Mas Deus não pune nem premia ninguém. Apenas funciona a sua lei de causa e efeito (ação e reação ou cármica). Deus é imutável e, pois, neutro. Assim, a nossa alegria não agrada a Ele, e menos ainda Lhe agrada a dor que colhemos pela semeadura do mal, mesmo também porque Deus não é sádico.

O castigo da desobediência é a morte e a separação de Deus. A desobediência também traz muitos problemas na vida, porque os mandamentos de Deus são para nos proteger. Deus quer nossa obediência. Mas todos desobedecemos e precisamos da misericórdia de Deus para nos salvar do castigo.

Sobretudo, o castigo não funciona a longo prazo porque não cumpre o objetivo de educar e de ensinar a relação entre ação e reação, causa e consequência. Isso só se consegue com muito diálogo, proximidade, vínculo e, claro, bastante trabalho.