Quem se isola e tolo?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. Com a impiedade, vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha.

24 O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. 24 O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.

Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez. O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.

João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo. Ele realizou Sua Expiação para que nós verdadeiramente nunca tenhamos que nos sentir sozinhos.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

Significado de Isolar
verbo bitransitivo e pronominal Pôr alguém afastado dos outros homens ou se afastar do convívio: isolar um doente contagioso; isolou-se do mundo.

Se nos isolarmos, é muito provável que acabemos nos sentindo vítimas pelo que acontece conosco. Se nos sentirmos vítimas, a probabilidade de acabarmos nos isolando dos outros é muito grande. No entanto, quando nos distanciarmos dos outros, é muito provável que acabemos nos sentindo vítimas.

É considerado "tolo" aquele indivíduo que expressa vaidade exagerada, que é presunçoso, orgulhoso ou afetado. No sentido figurado, o adjetivo “tolo” é usado para indicar que alguém está abismado, boquiaberto.

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.

Quando o tolo é ofendido, logo todos ficam sabendo, mas quem é prudente faz de conta que não foi insultado.

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

Quando um indivíduo pensa apenas em si mesmo, ignora o fato de que relações precisam de compartilhamento para se manterem sólidas. Dessa maneira, costumam procurar seus amigos apenas quando precisam de alguma ajuda e raramente perguntam se está tudo bem com os outros.

Pessoas egoístas têm geralmente características de personalidade narcisista, o que significa também que elas colocam altas expectativas nas pessoas com as quais convivem e se relacionam. Quando você não corresponde a essas expectativas, acaba sendo alvo de julgamentos e sofrendo manipulações.

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

"A solidão é perigosa e viciante. Quando você se dá conta da paz que existe nela, não quer mais lidar com as pessoas". Atribuída ao psiquiatra suíço Carl Jung, essa frase ganha um sentido todo especial em tempos de pandemia.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente.

Solidão e isolamento também estão associados com aumento da pressão sanguínea, níveis elevados de colesterol, depressão e, como se não bastasse, em uma diminuição de habilidade cognitiva e surgimento de Alzheimer.

O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.