Quem se aposenta tem direito à multa de 40% do FGTS?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Sim, o FGTS é recolhido ao longo do tempo trabalhado e seu saque pode ser feito depois de o trabalhador se aposentar, por qualquer tipo de aposentadoria. Assim que o pedido é aprovado pelo INSS o valor fica disponível para que a retirada seja efetuada.

Uma das primeiras coisas que todo aposentado tem direito de fazer ao se aposentar é sacar o saldo do PIS/PASEP e do FGTS, além de, claro, receber mensalmente o benefício no INSS referente à aposentadoria.

O trabalhador pode sacar todas as contas com saldo e para os trabalhadores que continuam com vínculo empregatício tem direito a realizar o saque dos depósitos mensais do recolhimento realizado pelo empregador. Quando a aposentadoria é habilitada pelo INSS, os sistemas CAIXA liberam o valor automaticamente.

A partir do momento da aposentadoria, todos os meses o empregado terá direito a retirar os depósitos na conta do FGTS. Caso o aposentado troque de emprego, só terá direito ao saque do FGTS ao fim do contrato de trabalho, como ocorre com os demais trabalhadores.

O funcionário ao se aposentar e que não deseja mais trabalhar deve solicitar seu desligamento através do Tipo de Dispensa 07 - Rescisão de contrato de trabalho por iniciativa do empregado, ou a própria empresa deve desligar o funcionário utilizando o Tipo 02 - Rescisão sem justa causa, por iniciativa do empregador.

Quem fez empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória? Sim, a restrição de saldo não afeta o recebimento da multa rescisória no caso de demissão sem justa causa. Dessa forma, quem fez empréstimo saque-aniversário pode sacar a multa rescisória sim!

Atualmente, na demissão sem justa causa, o empregado recebe uma indenização de 40% sobre a soma de depósitos feitos pelo empregador. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei do FGTS e baixa a multa para 25%. Em caso de culpa recíproca ou força maior, reduz dos atuais 20% para 10%.

Conclui-se, então, que independentemente de o trabalhador ter se aposentado enquanto o seu contrato de trabalho estava vigente, ou trabalhar estando aposentado, se houver demissão sem justa causa é devido o saque da multa de 40% do FGTS.

Qual o valor a receber do PIS quando se aposenta? O valor pago de abono salarial é referente ao ano trabalhado, sendo assim, será proporcional ao período de trabalho. No caso de aposentadoria, você poderá receber o valor cheio de um salário mínimo, sendo referente ao ano que você irá retirar seu PIS.

1. Quanto tempo demora para ter a certidão para sacar o FGTS? Por regra, o saque do FGTS pode ser feito logo após a aposentadoria, porém, é necessário apresentar a certidão, que é liberada pelo INSS em até 20 dias corridos após a solicitação.

CPF ou número do PIS/PASEP ou NIS ou NIT; Carteira de Trabalho; Selfie; Certidão de concessão de aposentadoria expedida pelo instituto oficial de Previdência Social, de âmbito federal, estadual ou municipal.

No pouco tempo que antecede o preenchimento dos requisitos para aposentadoria, em regra, o trabalhador tem essa estabilidade. Porém, não existe nenhuma lei trabalhista que englobe essa regra, mas podemos verificar que existem acordos e convenções coletivas que apresentam essa cláusula de estabilidade.

por algum erro de sistema ou falta de comunicação. o sistema acaba liberando apenas o saldo de FGTS porque. a multa ela demora em média cinco dias outras para cair na conta de FGTS. enquanto ela não cai o sistema é Acaba liberando apenas o saldo e.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.