Quem se apaixonou por Raquel?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Como em "Gênesis", na Bíblia, ao chegar em Harã, Jacó acabou conhecendo Raquel e se apaixonou imediatamente pela prima e não demorou nem um mês para que o filho de Isaque fizesse a proposta de casamento para Labão.

Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

11 E Jacó beijou Raquel, e levantou a sua voz, e chorou. 12 E Jacó anunciou a Raquel que era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca; então ela correu, e o anunciou a seu pai.

Jacó

Um amor inesquecível. Na história de Raquel e Jacó, pode-se dizer que houve amor à primeira vista por parte dele. No primeiro encontro, Raquel buscava água em um poço para dar às ovelhas de seu pai e ele, assim que a viu, tirou a pedra do poço para que ela pudesse matar a sede de seu rebanho.

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini). A vilã fica maravilhada com o herdeiro, assim como o marido, que esquece até do restante.

Em Gênesis, Jacó vira escravo de Labão para se casar com Raquel: 'Sete anos'

Apaixonado pela filha de Labão, Jacó ofereceu-lhe sete anos de trabalho em troca da mão de Raquel. No entanto, no dia do casamento, Labão troca Raquel por Lia, sua filha mais velha, sem Jacó perceber. Você consegue imaginar qual a reação de Jacó e Raquel e o que eles fizeram? Noemi possuía dois filhos que eram casados.

A morte de Raquel
Após partir de Betel, estando a caminho de Efrata, Raquel deu à luz ao seu segundo filho, Benjamim. Raquel teve um parto muito difícil, e acabou morrendo logo após o nascimento do menino.

NVI. Lia tinha olhos fracos [de weak, que também pode significar fragil, doentio, vulnerável] e personalidade apagada, enquanto Raquel tinha belas formas e personalidade vibrante.

Gênesis 29:30-33 ARA
Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos. Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.

Lia passou então a ser desprezada pelo seu marido e por sua irmã. Deus vendo isso permitiu que Lia fosse uma mulher fértil, dando filhos a Jacó, gerando ainda mais ódio e desunião entre as duas irmãs, já que Raquel era estéril e não podia gerar filhos. Ela teve a honra de ser mãe do filho primogênito de Jacó, Rúben.

Raquel, sua prima, dirigida pela providência divina, veio ao poço, tal e qual Rebeca, tia dela, setenta anos antes. Jacó deu de beber aos rebanhos da prima, beijou-a e então chorou. Por que ele chorou depois de beijá-la? Parece que uma coisa não tem a ver com a outra.

A antagonista interpretada por Thaís Melchior se interessará pelos frutos conhecidas pelos seus efeitos afrodisíacos que seus sobrinhos terão achado no meio do pasto. De acordo com superstições da época, as mandrágoras estimulavam o desejo sexual e a fertilidade.

Jacó chorou ao Raquel se casar com ele; nosso Senhor cobriu a igreja com seu sangue, salvando-a. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que jorram dos olhos. As lágrimas de Jacó são apenas a figura do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja dos gentios foi salva.

Raquel sempre foi a esposa preferida de Jacó, e ele a amava muito e lhe dedicava a maior parte de seu tempo livre, dividindo seu leito com ela.

Raquel chora por ver seus filhos fascinados por outros que não o Cordeiro. Raquel chora por ver os filhos que, em lugar de acolher o estranho e amá-lo, como fez e ensinou o Senhor dos senhores, tornam-se excludentes e acusadores dos próprios irmãos.

Raquel era Estéril
“Faze-me ter filhos também ou eu morrerei” (Gênesis 30.1) – sendo que de fato ela morreu no parto do seu segundo filho.

  • José
  • Benjamim
  • Joseph in Islam

Antes de morrer, ela pede que o filho se chame Benoni, “aflição” em hebraico. Raquel sente fortes dores e entra em trabalho de parto. Zilpa escuta os gritos e chega para realizar o parto com a ajuda de Lia. Após um parto complicado, ela dá à luz ao segundo filho e morre nos braços da irmã.

Gênesis: Raquel tem fim trágico e morre nos braços de Lia após dar à luz.

Na Bíblia, Raquel não é vista como uma vilã e, sim, como a mulher que foi a escolhida do filho de Isaque e não de Deus. Desprezada e vítima de muito sofrimento, Lia recebeu inúmeras dádivas, sendo capaz de conceber mais da metade dos filhos de Jacó!