Quem se apaixonou pelo Sol?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Sem ninguém fixo em sua vida, além de seu pai. Mas, o amor sempre arruma formas de nos surpreender, ele aparece em lugares onde nunca esperamos e mesmo sabendo disso, quando Ícaro percebeu que estava apaixonado pelo Sol, ele ficou assustado.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível...

Ícaro era filho de Dédalo e de uma escrava de Perséfone (deusa das ervas, flores, frutos e perfume). Expulso de Atenas por matar o seu sobrinho Perdix, Dédalo refugiou-se na ilha de Creta, juntamente ao rei Minos.

Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.

Para os tupis-guaranis, a Lua (Jaxi, em guarani), principal regente da vida marinha, é considerada do sexo masculino, o irmão mais novo do Sol.

Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção, esquecendo-se das orientações de seu pai. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo Ícaro caiu no mar.

Queda e morte de Ícaro
Durante a fuga, Ícaro não seguiu o conselho do pai e voou cada vez mais alto, atraído pela beleza do sol. As altas temperaturas fizeram com que a cera derretesse, levando-o a uma queda fatal.

O castigo pela ousadia não demorou. Pouco a pouco, o calor do sol foi derretendo a cera e descolando as penas, desfazendo as asas. Sem poder ajudar o filho, Dédalo assistiu horrorizado enquanto Ícaro despencava das alturas até cair no mar Egeu, onde acabou se afogando.

Ao beberem a poção mágica, logo foram transformados, sendo o rapaz em Sol e a moça na Lua. Viveram assim, eternamente longe da tribo, e é por isso que o Sol vive indo atrás de sua amada, a Lua, mas raramente se encontram. Quando se encontram, se abraçam, fenômeno conhecido como eclipse lunar.

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites.

Para muitas culturas, os eclipses solares ou lunares ocorriam quando demônios ou animais “comiam” o Sol ou a Lua. Na China antiga, a população acreditava que os eclipses solares ocorriam quando um dragão celestial atacava e devorava o Sol.

Dédalo

Mito de Ícaro
Um dia, tomado pela inveja da inteligência do garoto, Dédalo o mata. Por conta desse crime, ele e seu filho Ícaro são obrigados a deixar Atenas.

Como se aproximou demasiado do Sol, o calor derreteu a cera das asas e Ícaro caiu no mar Egeu, afogando-se, para grande desgosto de Dédalo que mais não pôde fazer do que observar e chorar a morte do filho.

Egípcios

Egípcios adoravam Re, Sol do Zenit, acompanhado de Kbeper, jovem Sol nascente, Atum, o velho Sol de ouro do poente, Horus, o olho do Sol. O antigo Japão, o império do Sol nascente, adorava Amatersu. No Novo Continente, Huitzilopochtli e Tezcatlipoca eram os deuses do Sol do poderoso império asteca.

Lenda do Sol
O Sol, Kuandú para os índios, é um homem pai de três filhos. Cada um deles é o sol, mas apresentam características distintas. Um deles é o sol que aparece sozinho e é mais forte, o outro aparece em tempos mais úmidos e até chuvosos, enquanto o terceiro é o sol que surge quando seus irmãos estão cansados.

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

Kûara Hotel on Instagram: “O nome “Kûara” significa Sol em Tupi.