Quem se apaixona primeiro?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pesquisa revela quem se apaixona primeiro em uma relação. Mesmo que existam muitos mitos em torna das relações e emoções masculinas, a ciência revelou que ao contrário do se pensa, os homens se apaixonam primeiro que as mulheres.

88 dias

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Um em cada cinco homens declarou ter se apaixonado à primeira vista, contra apenas uma em 10 mulheres. O psicólogo Alexander Gordon, membro da Sociedade Britânica de Psicologia, disse ao jornal Daily Mail que eles tendem a levar em conta aspectos mais superficiais, como aparência, para serem "flechados".

Um homem apaixonado está sempre buscando uma forma de cortejar a sua paixão. Assim, observe se ele olha nos seus olhos e fala diretamente com você, mesmo que a conversa tenha a participação de outras pessoas. Em qualquer circunstância, o apaixonado direcionará sua atenção para você.

Segundo um levantamento do site britânico IllicitEncounters, é entre os 15 e os 18 anos que a maioria das pessoas se apaixona pela primeira vez (55%). Em 20% dos casos, o cupido apenas atinge a pessoa entre os 19 e os 21 anos e em 8% entre os 22 e os 25 anos, lê-se no Bustle.

Não é possível fazer alguém se apaixonar por você, mas é possível deixá-lo saber que você é uma pessoa responsável, uma excelente ouvinte, e que também faz ótimas perguntas. Mostre para ele o que faz de você única. Mostrar o que faz de você um partidão é uma ótima maneira de aumentar a paixão dele.

O amor nunca pode ser desvendado totalmente, mas certos fatores realmente tornam mais provável que duas pessoas se apaixonem. Alguns desses fatores são biológicos, como hormônios e cheiros, enquanto outros são comportamentais, como educação e linguagem corporal.

O resultado dessas alterações hormonais são aquelas conhecidas por quem já experimentou o sentimento da paixão: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, corpo mais quente e excesso de suor, falta de apetite, insônia, além da sensação de bem-estar e prazer quando se está com a pessoa amada.

O YourTango pediu para cientistas explicarem os 5 sinais físicos de que você está apaixonado:

  1. Você se pega olhando fixamente. Os olhos são o que mais importa. ...
  2. Você se sente bem. Você se dá conta que fala de forma hiperativa sobre a pessoa. ...
  3. Você não vai parar de se mover. ...
  4. Você não vai parar de pensar nele. ...
  5. Só ele...

Ele mantém contato visual. Se o seu paquera estabelece e mantém um contato visual prolongado é porque se sente atraído por você. Se ele não faz nenhum esforço para manter seu olhar em você significa que está escondendo alguma coisa, ou que realmente não tem muito interesse.

A atracção pelo outro é sobretudo química. O aspecto físico e o cheiro podem desencadear uma reacção imediata que nos faz apaixonar por alguém.

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

Falar sobre os ex: segundo a maioria dos homens, este é um dos erros fatais para o primeiro encontro. Não importa se o seu ex é um amigo em comum ao pretendente, falar sobre ele passa a impressão de desespero.

Um dos elementos mais reveladores na linguagem corporal de um homem apaixonado é o olhar fixo. Aquele que te segue por onde quer que você vá. Aquele que te procura quando você se afasta e se perde na multidão. Um olhar que não se dirige a nenhum outro lugar enquanto você está presente.

Ele se distrai com seus lábios.
O olhar dele faz um caminho “triangular” durante o flerte. Primeiro, o homem olha direto em seus olhos, e depois, em seus lábios. É a maneira dele expressar muito interesse em você após o beijo.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Uma pesquisa realizada pela Opera North afirma que uma pessoa só se apaixona em média quatro vezes durante a vida. Os resultados sugerem que a média de idade para se estabelecer é de 27 anos, e 33% das pessoas faz isso com seu primeiro amor.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.